Bandeira tarifária segue verde, sem cobrança adicional na conta de luz
A tarifa se manteve sem custos adicionais devido a melhorias nos reservatórios das hidrelétricas
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, em março, a bandeira tarifária continuará verde, o que significa que não haverá cobrança adicional na conta de luz. A decisão foi tomada devido à melhora dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, impulsionada pelo período chuvoso. Como resultado, não será necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custos mais elevados de geração de energia.

- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Condições Favoráveis de Geração de Energia
Desde dezembro de 2024, a bandeira verde tem sido aplicada para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo a Aneel, a melhoria dos níveis dos reservatórios tem garantido condições favoráveis de geração de energia, permitindo a manutenção da tarifa sem reajustes.
“Com o período chuvoso, os níveis dos reservatórios melhoraram, assim como as condições de geração das usinas hidrelétricas. Dessa forma, o acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara, torna-se menos necessário”, destacou a Aneel.
Como Funciona o Sistema de Bandeiras Tarifárias?
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica. Dividido em três níveis, o sistema indica quanto custa para o SIN gerar a energia utilizada em residências, comércios e indústrias.
• Bandeira Verde: indica condições favoráveis de geração de energia, sem custos extras para o consumidor.
• Bandeira Amarela: sinaliza custos de geração um pouco mais elevados, geralmente devido à redução da água nos reservatórios.
• Bandeira Vermelha: indica condições mais custosas de geração. Nesses casos, há menor disponibilidade de água e maior necessidade de acionar usinas termelétricas, o que encarece a conta de luz. A bandeira vermelha possui dois patamares, sendo o patamar 2 o mais caro.
Com a manutenção da bandeira verde em março, os consumidores continuam beneficiados com tarifas mais acessíveis. A expectativa da Aneel é que, se as condições climáticas favoráveis persistirem, os custos da energia permaneçam estáveis nos próximos meses.
Fonte: Agência Brasil