Dicas e desafios para quem vai abrir um novo negócio em 2025
Empreender exige planejamento, habilidades interpessoais e atenção às novas tecnologias
O sonho de abrir o próprio negócio tem se tornado cada vez mais frequente entre os brasileiros. Segundo dados divulgados pelo Sebrae, com informações da Receita Federal, em 2024 foram registradas mais de 3,7 milhões de empresas no Brasil. Deste total, cerca de 378 mil novos negócios foram abertos apenas nos primeiros sete meses do ano. Com esse cenário, muitos jovens empreendedores vêm se profissionalizando para acompanhar a tendência do mercado e aproveitar as oportunidades que surgem.

De acordo com o professor e coordenador dos cursos de Administração e Gestão de RH da Estácio Teresina, Fábio Carvalho, abrir um negócio exige mais do que apenas habilidades empresariais. “Nossa vida hoje é impulsionada pela tecnologia, pelo acesso gigantesco à informação e pelas constantes mudanças no mercado de trabalho. A habilidade primordial é a capacidade de trabalhar bem em equipe e se relacionar com as pessoas. Pode não parecer moderno, mas é extremamente importante”, revela o professor.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Entre as principais dicas para quem pretende empreender, Fábio Carvalho destaca a importância da entrega de valor aos clientes, a potencialização da diversidade nas empresas, o alinhamento entre práticas sustentáveis e propósito social com lucratividade, a capacidade constante de inovação, a construção de uma rede estratégica de contatos e o acompanhamento de tendências internacionais.
Os desafios menos evidentes
No entanto, existem armadilhas menos óbvias aguardando os jovens empreendedores. Fábio Carvalho alerta para a dependência excessiva de plataformas de terceiros para manter o negócio e destaca a importância de se investir em canais próprios. “Precisamos pensar em diversificação ou até mesmo em construir plataformas próprias, evitando ficar vulneráveis a mudanças externas. Outro erro comum é focar excessivamente no produto, esquecendo a importância da distribuição, do atendimento e da aquisição de clientes”, explica o professor.
Outro ponto de atenção é o uso das Inteligências Artificiais (IA). Embora tragam vantagens, como a tomada de decisões baseadas em dados e a automação de tarefas repetitivas, o especialista alerta para os riscos. “As IA’s podem oferecer insights interessantes e liberar tempo para o empreendedor, mas a dependência excessiva pode gerar falta de pensamento crítico. Além disso, existem problemas éticos e legais, como informações erradas e uso indevido de imagens de terceiros”, ressalta Fábio Carvalho.
A importância da saúde mental
Além dos desafios empresariais, a saúde mental também é um fator que não deve ser ignorado. A sobrecarga de trabalho pode comprometer o bom andamento de qualquer empresa. “Hoje existe uma cultura chamada 'hustle', que incentiva o trabalho incessante. No início, pode parecer motivador, principalmente para os jovens, mas pode levar ao esgotamento”, alerta o professor.
Com tantas oportunidades e desafios, o sucesso de um novo empreendimento em 2025 dependerá de um equilíbrio entre planejamento estratégico, inovação e bem-estar do empreendedor. O conhecimento sobre o mercado, a construção de boas relações e a atenção às tendências globais são alguns dos fatores que podem contribuir para o crescimento sustentável do negócio.
Fonte: Ícone Comunicação