Famílias pedem inclusão de alunos com deficiências no auxílio "Merenda em Casa"

Mães relatam dificuldades financeiras nesse período de pandemia

Por Renayra de Sá,

Famílias de alunos com deficiências da rede estadual de ensino cobram ao Governo do Piauí para que sejam incluídas no auxílio "Merenda em casa" durante a pandemia do novo coronavírus. 

Famílias pedem inclusão de alunos com deficiência no auxílio "Merenda em Casa" (Foto: divulgação)

Ao Portal AZ, uma mãe, que não quis se identificar, relatou que a Ordem dos Advogados do Piauí, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDDPD), enviou ofício para o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, e para o Secretário de Educação, Ellen Gera, solicitando a extensão da política social do auxílio de merenda escolar para as famílias dos alunos com deficiência, mas até o momento não obtiveram retorno. 

“Nós somos famílias de pessoas com deficiência que estão matriculadas na rede estadual de ensino e todos nós estamos inscritos no cadastro único, mas só quem pode receber são os beneficiários do Bolsa família. Aí fica a pergunta: quando está tendo aula normal, nossos filhos não têm direito ao lanche?”, disse a mulher. 

A mãe da criança relatou dificuldades financeiras nesse momento e pediu uma resposta urgente do governo. “Vivemos exclusivamente para os nossos filhos, não podemos trabalhar. Ficaram de dar uma resposta e até agora nada”, afirmou. 

Seduc se manifesta

A Secretaria de Educação afirmou que está sendo avaliada a continuação do programa para que a segunda etapa contemple todos os estudantes com matrícula ativa nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. 

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que o ofício já foi respondido à OAB, pela assessoria jurídica desta Seduc, no dia 23 de abril. A primeira parcela do programa Merenda em Casa foi paga após ter sido feito um recorte de quais alunos da rede recebiam o Bolsa Família, beneficiando 59 mil alunos. Neste momento, o Governo do Estado do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão avaliando como se dará a continuação do programa, para que a segunda etapa contemple todos os estudantes com matrícula ativa nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. Tão logo sejam definidas ações e datas, as mesmas serão publicadas.

Auxílio Merenda Escolar

De acordo com o governo do Piauí, 59 mil estudantes da rede estadual serão beneficiados pela política emergencial de alimentação escolar “Auxílio Merenda em Casa”. A medida busca atender aos estudantes em situação de vulnerabilidade que, neste momento, não podem ter acesso à alimentação escolar, em virtude da suspensão das aulas por causa da pandemia de Covid-19.

O pagamento será feito por meio do aplicativo Carteira bB que pode ser usado em qualquer smartphone. O cadastro no aplicativo deve ser realizado no nome do responsável pela família de cada estudante com direito ao subsídio e cada aluno tem direito ao valor de R$ 60 mensais de auxílio.

Secretaria de Educação do Piauí (Foto: Wilson Nanaia/Portal AZ)

Como resgatar o benefício no aplicativo: 

1- Baixe e instale o aplicativo da Carteira bB no seu celular. CLIQUE AQUI
2- Complete o seu cadastro. Lembre que você deve ser o beneficiário.
3- A carteira vai avisar que você tem um benefício. Se não, toque em RECEBER.
4- Na tela seguinte, é só tocar na opção do seu benefício.
5- Agora, você preenche as informações e vá em CONFIRMAR.
6- Pronto! O dinheiro já está na sua Carteira bB.

Têm direito as famílias beneficiárias do Bolsa Família, com filhos matriculados na rede estadual de ensino.

Para saber se tem direito, basta acessar o site da Seduc, com o CPF do responsável por receber o Bolsa Família, você consulta na hora se a sua família tem direito ao benefício.

ACESSE AQUI

Segundo o secretário de estado da Educação (Seduc), Ellen Gera, não será necessário se deslocar até a escola, pois a consulta de beneficiários poderá ser feita no site da Seduc. “O auxílio será disponibilizado por meio do aplicativo Carteira bB, desenvolvido pelo Banco do Brasil. As famílias devem baixar e se cadastrar no aplicativo. Uma vez cadastradas e validadas, o benefício cairá automaticamente. O app estará disponível para download a partir do dia 14 de abril”, esclarece o gestor

Para mais informações: E-mail: [email protected]/ WhatsApp: (86) 98858-7137. 

Matéria relacionada:

Famílias pedem inclusão de alunos registrados no Bolsa Família no auxílio "Merenda em Casa"    

Comente

Pequisar