As férias estão acabando. E agora, como voltar ao ritmo escolar?

Da Redação do Portal AZ

Está chegando ao fim o período das manhãs livres para dormir, do vídeo game o dia todo e da maratona de brincadeiras com a família. Com o fim das férias, que também é tempo de descanso da rotina escolar, muitas crianças e adolescentes apresentam dificuldades para voltar ao ritmo de estudos.


Segundo Viviane Vieira, coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, do Colégio CEV, essa modificação da rotina deve ser tranquila, dialogada e gradual. “Um exemplo é a rotina do sono da criança. Se ela está dormindo mais tarde e acordando mais tarde, o ideal é que alguns dias antes do retorno à escola, a criança seja colocada para dormir mais cedo e acordada mais cedo também. Recomenda-se que a criança já esteja habituada ao máximo a lidar com a jornada da rotina que volta em breve, tanto em horários de sono como nos de refeições”, frisa.

Para a professora, há várias maneiras de envolver a criança na preparação da volta às aulas. “Você pode pedir ajuda para organizar a mochila, preparar os uniformes e organizar o material escolar que será utilizado no novo ano de ensino”. Outra forma de estimular, segundo Viviane, é fazer a leitura de um trecho de um dos livros que serão utilizados no semestre - tudo para que seu filho possa se habituar a presença destes itens de volta ao seu dia a dia.

“Outro fator que pode dificultar a readaptação é se a criança estiver mudando de escola esse ano. Para isso é necessário, acompanhá-lo nos primeiros dias de escola. Não deixe de explicar o motivo da mudança e fale sobre tudo o que tem de bom na escola nova, para que assim estimule a curiosidade e queira conhecer as novidades do novo ambiente escolar”, explica.

Viviane acrescenta ainda que, “cabe também aos responsáveis, avaliarem: ‘Será que não sou eu mesmo que estou causando grande parte da ansiedade de meu filho?’. Muitas vezes não acreditamos que na escola nosso filho terá a mesma atenção e carinho que recebe em casa. Tente se tranquilizar, pois a escola é o espaço que permite a conquista da independência e autonomia, e é o melhor lugar para seu filho frequentar”, finaliza a coordenadora.

Muitas são as expectativas do reinício das aulas. Encontro com os amigos, novas amizades, novos professores. Vale lembrar que, escola e família têm os mesmos objetivos: acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança, para que o processo de aprendizagem seja efetivado com sucesso. Por isso, é tão importante a participação de todos. Afinal, a escola é também onde alimentamos sonhos e projetos de vida.

Ascom

Mais lidas nesse momento