Vigilância Sanitária inicia inspeção de escolas autorizadas a retomar atividades presenciais

O órgão vai orientar e verificar o cumprimento do decreto estadual Nº 19.219

Por Karine Rocha,

As escolas autorizadas a retomar as atividades presenciais estão sendo fiscalizadas pela Vigilância Sanitária de Teresina. O órgão iniciou a vistoria na última terça-feira (22), e vai orientar e conferir se as determinações do Decreto Estadual Nº 19.219 estão sendo cumpridas.

Os profissionais são orientados sobre as medidas de combate ao coronavírus (Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina)

Somente o 3º ano do Ensino Médio e as turmas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Pré-ENEM), disse a gerente de Vigilância e Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Jeanyine Seba. “As escolas também são obrigadas a continuar oferecendo aulas on-line para os alunos que não se sentirem seguros para voltar para a escola”, esclareceu Jeanyine.

A FMS já fiscalizou 28 escolas e entre os itens observados pela Vigilância Sanitária estão o distanciamento mínimo das cadeiras, que deve ser de dois metros, além da retirada dos bebedouros com bico injetor. Também são exigidos espaços com circulação de ar mesmo nos ambientes com ar-condicionado, além de boa iluminação. “A sinalização com o fluxo de circulação das pessoas, mesmo nos banheiros, também está sendo fiscalizado para garantir maior segurança para os alunos e servidores”, disse Jeanyine Seba.

28 escolas já foram inspecionadas pela Vigilância Sanitária (Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina)

Jeanyine ressalta que o cumprimento das novas determinações é importante para que os alunos, professores e funcionários sintam-se mais seguros e também para evitar que a escola seja um local de disseminação do vírus. “O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços, sendo permitida a retirada apenas na hora do lanche, mas mantendo o distanciamento entre as pessoas”, declarou.

*Com informações da PMT

Matéria relacionada:

Seduc define que retorno das aulas presenciais será em 19 de outubro; veja o cronograma

Comente

Pequisar