Papa reconhece 2º milagre de Carlo Acutis, possível primeiro santo 'Millennial'
O jovem foi beatificado em 2020 após milagre em uma criança brasileira ser reconhecido pelo Vaticano
Na manhã da última quinta-feira (23), o Papa Francisco deu mais um passo para a canonização do beato Carlo Acutis, ao reconhecer um segundo milagre atribuído à sua intercessão. A autorização foi anunciada durante uma audiência com o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas dos Santos. O jovem morreu aos 15 anos, no dia de Nossa Senhora Aparecida, e já tem um milagre reconhecido, onde salvou uma criança brasileira.
Carlo Acutis, nascido em 3 de maio de 1991 em Londres e falecido em 12 de outubro de 2006 em Monza, Itália, é conhecido como o "padroeiro da internet" devido à sua dedicação à evangelização online.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O jovem se destacava por seus conhecimentos em ciências da computação e decidiu criar um site para catalogar todos os milagres, o feito lhe rendeu notoriedade e o apelido de "padroeiro da internet".

Desde criança, Carlo sempre foi apegado à Igreja e devoto da Virgem Maria, após ser diagnosticado com leucemia, aos 15 anos, o jovem faleceu em 2006 no dia 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e seu primeiro milagre, reconhecido pelo Vaticano, intercedeu justamente por uma criança brasileira.
Um menino de 7 anos, com uma condição rara no pâncreas, foi curado após seu avô tocar as roupas de Carlo, que estavam expostas em uma paróquia de Campo Grande (MS). O milagre impulsionou a beatificação de Carlo.
Agora, com o reconhecimento de um segundo milagre, Carlo está mais próximo da canonização, o que o tornaria o primeiro santo 'millennial'.
“Millennial” é um termo usado para descrever a geração de pessoas nascidas aproximadamente entre 1981 e 1996. Esta geração é também conhecida como Geração Y e segue a Geração X, precedendo a Geração Z.
Segundo milagre
Em seu segundo milagre, Carlo intercedeu por uma jovem da Costa Rica, que sofreu um acidente de bicicleta em tinha poucas chances de sobreviver, após sua mãe rezar diante do corpo do jovem Acutis, na Itália, a garota teria melhorado.
Recentemente, uma relíquia de Carlo Acutis, composta por fios de cabelo, chegou a Recife (PE) e foi levada para a Comunidade Obra de Maria. A relíquia ficará exposta na Matriz da Paróquia São João Paulo II, em São Lourenço da Mata, proporcionando aos fiéis uma oportunidade única de veneração.

O corpo do jovem Carlo Acutis repousa no Santuário do Despojamento, na Igreja de Santa Maria Maggiore, em Assis, Itália, onde atrai peregrinos de todo o mundo. Durante o Congresso Internacional de Pentecostes da Paz, promovido pela Comunidade Obra de Maria, a mãe de Carlo, Antonia Acutis, compartilhou a profunda espiritualidade de seu filho. "Ele me ensinou que quem tem medo de morrer não tem fé. O Espírito Santo e o Sacramento são os remédios do mundo", afirmou.
A diferença entre Beato e Santo
A beatificação é uma etapa do processo de reconhecimento da santidade, onde se comprova que a pessoa foi intercessora de um milagre divino ou sofreu um martírio. Os beatos podem ser venerados publicamente em regiões específicas.
A canonização é o estágio final, onde se reconhece oficialmente que a pessoa é santa, sendo necessário comprovar mais de um milagre. Os santos podem ser venerados universalmente. Em ambos os casos, o papa se pronuncia sobre a santidade da pessoa.
Fonte: Com informações do Correio Braziliense