Popularização do Halloween ajuda aprendizado cultural e desenvolvimento social

Escolas de idiomas utilizam o Halloween para promover cultura e ampliar o vocabulário dos alunos em atividades que estimulam a socialização e a criatividade

Por Carlos Sousa,

Durante o mês de outubro, cresce a expectativa para o Halloween, uma celebração cultural que ganhou popularidade mundial, com raízes no festival celta Samhain. Originalmente, os celtas realizavam o Samhain para marcar o fim da colheita e do verão, considerado também o fim de um ciclo anual. Com o tempo, o Halloween tornou-se conhecido como o “dia das bruxas”, popularizando-se nos Estados Unidos, onde famílias decoram casas e crianças saem à procura de doces nas vizinhanças.

Foto: Wizard/Ícone ComunicaçãoDatas comemorativas no auxílio do aprendizado cultural
Datas comemorativas no auxílio do aprendizado cultural

A tradição de bater de porta em porta, pedindo “doces ou travessuras”, tornou-se um símbolo da festividade, especialmente nos países de língua inglesa. Para Laisla Costa, professora de inglês da Wizard Teresina, a data representa “uma ferramenta valiosa, que une diversão e aprendizado, sendo uma experiência educativa e cultural”. Segundo a professora, a escola de idiomas utiliza o Halloween como uma oportunidade para mergulhar os alunos na língua e nas tradições culturais, ampliando o vocabulário e desenvolvendo habilidades de comunicação.

Aprendizado e Atividades Lúdicas

Além de aprender sobre as origens do Halloween, os alunos da Wizard Teresina praticam o vocabulário da língua inglesa enquanto trocam doces e interagem uns com os outros. Para a professora, as iniciativas incentivam também a criatividade dos estudantes, que participam ativamente através de fantasias e atividades artísticas, além de colaborar em equipe no famoso “trick or treat” (doces ou travessuras).

Foto: Wizard/Ícone ComunicaçãoHaloween
Halloween

Laisla Costa destaca que a diversão proporcionada por atividades como essa traz benefícios que vão além do conhecimento linguístico. “Momentos assim tornam o ambiente escolar mais acolhedor e dinâmico, ajudando os alunos a desenvolverem habilidades emocionais e sociais essenciais para a vida”, afirma.

Sobre a Wizard Teresina

A Wizard Teresina é uma escola de idiomas com 33 anos de atuação no mercado piauiense e uma experiência de 37 anos no Brasil. Oferece cursos de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e japonês, para alunos de todas as idades, com uma metodologia que valoriza a imersão cultural e o aprendizado dinâmico.

Fonte: Ícone Comunicação/Wizard

Comente

Pequisar