Mês da Consciência Negra terá programação cultural no Piauí

Rodas de conversa, caminhadas, festivais e festa no Memorial Esperança Garcia marcam o mês

Por Carlos Sousa,

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) do Piauí divulgou uma série de atividades culturais que ocorrerão de 5 a 29 de novembro em Teresina e no interior do estado. O evento destaca o dia 20 de novembro, agora feriado nacional em memória de Zumbi dos Palmares, conforme a Lei nº 3.268/2021. Dentre as ações, estão rodas de conversa, seminários, festas em comunidades quilombolas e a tradicional Festa da Consciência Negra, no Memorial Esperança Garcia, em Teresina.

Foto: SecultMês da consciência negra
Mês da consciência negra

Assunção Aguiar, superintendente de Promoção da Igualdade Racial da Sasc, afirmou que o mês será marcado por celebrações voltadas para a conscientização e igualdade racial. “É o povo do Piauí compreendendo a importância de termos um estado antirracista, onde se promove a cidadania, a igualdade e, acima de tudo, não ao racismo e sim à vida”, destacou Aguiar.

Programação de eventos

As atividades começaram nos dias 5 e 6 com rodas de conversa sobre racismo estrutural e institucional na Secretaria de Cultura (Secult) e na Secretaria Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Já nos dias 7 e 8, o I Seminário de Acompanhamento da Política Nacional de Gestão Quilombola reuniu 36 comunidades quilombolas no Centro de Teresina, contando com a presença de Rozembergue Batista Dias, representante do Ministério da Igualdade Racial, para debates sobre políticas de igualdade.

Foto: Reprodução/SecultMês da consciência negra

No dia 15, será realizada a “Caminhada da Cultura Negra Estaiada” com participação de terreiros de vários municípios piauienses, destacando a diversidade da cultura afrodescendente na região.

A programação segue com a Festa da Alforria no Quilombo Olho D’água dos Negros, em 20 de novembro, evento anual e muito aguardado pela comunidade local. Em seguida, nos dias 21 e 22, ocorre o Encontro de Juventude Negra Viva, que discutirá políticas e estratégias voltadas para a juventude negra.

Encerramento e festividades

Em sua 39ª edição, a Festa da Consciência Negra, organizada pelo Grupo Cultural Coisa de Nego, acontecerá no Memorial Esperança Garcia, na Avenida Miguel Rosa, em Teresina, próximo ao Corpo de Bombeiros. No dia 23, o Quilombo Marinheiro, na cidade de Piripiri, celebrará o Festival de Cultura, com a participação das comunidades Vaquejador e Sussuarana, além de outras localidades.

A programação segue no Quilombo Mimbó, em Amarante, com a Festa da Beleza Negra no dia 24, e se encerra no dia 29 com o Circuito de Reggae, em Teresina, que contará com a presença do cantor internacional Eek-A-Mouse.

As festividades refletem o compromisso do estado em promover a valorização da cultura negra e fortalecer o combate ao racismo através da cultura, mobilizando as comunidades e celebrando suas raízes e contribuições.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar