Regras de Aposentadoria em 2025: O que muda com a Reforma da Previdência

Idade mínima e pontuação aumentam gradualmente; confira os detalhes das novas exigências

Por Redação do Portal AZ,

Em 2025, as regras de aposentadoria no Brasil, definidas pela Reforma da Previdência de 2019, continuam a ser ajustadas, com mudanças específicas na idade mínima e no sistema de pontos para os trabalhadores do INSS. Confira abaixo os principais ajustes que entram em vigor este ano:

1. Aposentadoria por tempo de contribuição

Mulheres: Para se aposentar por tempo de contribuição em 2025, as mulheres precisam ter 59 anos de idade e 30 anos de contribuição.

Homens: Os homens devem atingir 64 anos de idade e 35 anos de contribuição.

Essas idades mínimas aumentam gradualmente a cada ano, até que, em 2031, as mulheres precisem ter 62 anos e, em 2027, os homens terão que alcançar 65 anos de idade para se aposentarem.

2. Sistema de pontos

Mulheres: O sistema de pontos, que soma a idade e o tempo de contribuição, exigirá 92 pontos (com pelo menos 30 anos de contribuição).

Homens: Para os homens, serão exigidos 102 pontos (com pelo menos 35 anos de contribuição).

A pontuação aumenta anualmente até que, em 2031, as mulheres precisem atingir 100 pontos e os homens 105 pontos.

3. Aposentadoria para professores

Mulheres: As professoras precisam ter 25 anos de tempo de contribuição no magistério e 87 pontos em 2025.

Homens: Os professores devem ter 30 anos de contribuição no magistério e 97 pontos em 2025.

A pontuação também será ajustada anualmente, até que, em 2031, as mulheres atinjam 100 pontos e os homens, 105 pontos.

4. Regras de transição: Pedágio

Para aqueles próximos da aposentadoria, há duas opções de “pedágio”, que permitem uma transição mais gradual para as novas regras:

Pedágio de 50%: O trabalhador deve cumprir um período adicional correspondente à metade do tempo faltante na data da reforma (2019). Por exemplo, se faltam dois anos para a aposentadoria, o trabalhador precisará trabalhar mais quatro anos.

Pedágio de 100%: Exige que o trabalhador complete o tempo faltante até atingir as exigências de idade mínima e tempo de contribuição. Nesse caso, homens devem ter 60 anos de idade e mulheres 57 anos para iniciar o pedágio.

Essas regras de transição ajudam quem já está perto de se aposentar a ajustar sua trajetória para alcançar os benefícios de acordo com as novas exigências.

Simulação e consulta

O INSS oferece ferramentas para simulação do tempo necessário para a aposentadoria, disponíveis no aplicativo e no site do instituto. É importante que os trabalhadores consultem essas informações para planejar adequadamente a aposentadoria, considerando as mudanças que continuam a ser aplicadas a cada ano.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar