Pernambuco fortalece fiscalização em fronteira por causa de foco de peste suína no Piauí

Caso de peste suína foi confirmado no município de Lagoa do Piauí

Por Redação do Portal AZ,

A Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro) começará a fiscalizar propriedades com suínos no município de Afrânio, no Sertão de Pernambuco a partir da próxima segunda-feira (15). A cidade pernambucana faz divisa com o estado do Piauí, que confirmou o primeiro caso de peste suína no Estado. São 5.871 cabeças de suínos criados nas propriedades de Afrânio, e entre 5% a 10% desses animais estão situados na divisa com o estado do Piauí.

O caso de peste suína diagnosticado no Piauí aconteceu no município de Lagoa do Piauí, a 42 km de Teresina. A doença foi confirmada em uma propriedade que tinha 13 animais, onde destes, sete morreram e os demais apresentavam sintomas da doença.

Criadores de suínos em Pernambuco. (Foto: Reprodução/TV TEM)

O Piauí é o segundo estado no Nordeste a apresentar a doença. O primeiro foi o Ceará que teve 44 focos. Todos os animais com suspeita da peste foram sacrificados como medida preventiva

Segundo o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adragro em Pernambuco, Fernando Góes de Miranda, a previsão é que a fiscalização comece na próxima segunda-feira (15) em Afrânio.

“A Adragro de Petrolina vai entrar em um modo de planejamento de atividades, aumentando as visitas às propriedades de Afrânio para ver se existe mortalidade de animais e investigar essas mortes, se houverem. Nós trabalhamos com os casos do Ceará no ano passado, e agora, este ano, infelizmente, vamos ter que intensificar as fiscalizações com esse caso no Piauí”, explicou.

Fernando Góes disse ainda que no combate a peste suína, a única maneira de deter a doença é através de vigilância e o controle de trânsito.

“Pernambuco está em uma área infectada para o Ministério da Agricultura, mas nós não temos registro da doença. Fizemos visitas às propriedades e deu tudo negativo. Não temos nenhum caso registrado”, esclareceu.

Veja mais: 

Ministério confirma foco de peste suína em fazenda no interior do Piauí

Conselho se manifesta sobre foco de peste suína no Piauí e ressalta descaso nos órgãos agropecuários

*Com informações de G1 Petrolina e Região

Comente

Pequisar