Sul do Piauí recebe governador Wellington Dias para inauguração de obras

Em Santa Luz, aconteceu a inauguração de construção da Unidade Escolar Professora Iraci Barros Pinto

Por Redação do Portal AZ,

O governador Wellington Dias entregou e visitou obras nesta sexta-feira (14) no sul do Piauí. Em Santa Luz, aconteceu a inauguração de construção da Unidade Escolar Professora Iraci Barros Pinto. Já em Cristino Castro, aconteceu a entrega da reforma do Centro de Educação Integrada – CEI Adenauer.

Inauguração da Unidade Escolar Professora Iraci Barros Pinto (Foto:Divulgação)

A escola de Santa Luz conta com seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, banheiros, sala de administração, urbanização externa e subestação de energia para atender estudantes do Ensino Médio, nos turnos manhã, tarde e noite. Os investimentos da obra somam R$ 1.460.120,18, em recursos oriundos do Tesouro Estadual e Fundeb. 

O governador destaca que o Estado segue firme na realização dos projetos prometendo a melhoria para toda a população.

“O Governo do Estado segue desenvolvendo a educação por meio de melhorias e entrega de escolas, abrindo oportunidades para que de fato a população possa fazer uso de um serviço público de qualidade. O atraso do Piauí no Índice de Desenvolvimento Humano tem a ver com a educação e é aí que precisamos injetar o maior número de investimentos, fazendo esta chegar cada vez mais perto daqueles piauienses que nunca tiveram a oportunidade de aprender e crescer”, diz o governador. 

Aluna do 2º ano do ensino médio, Kaila Virginia enviou um vídeo ao governador em nome dos alunos e se diz satisfeita em ver o seu pedido atendido.

“O prédio em que estávamos era precário e alagava quando chovia. Agora temos uma nova escola, com espaço amplo e equipamentos adequados. Era o que todos os alunos queriam e precisavam para ganhar estímulo para terminar o ensino médio com êxito”, disse a estudante.

Já a reforma do CEI Adenauer teve como prioridade a pintura e retelhamento geral da escola, execução da fachada padrão Seduc, além da adequação e cobertura da quadra de esportes. Cerca de R$ 308.487,75 foram investidos, oriundos do Tesouro Estadual. 

Para o aluno Henrique Mendes, que integra o time de futsal do Centro Educacional, a cobertura é essencial pra quem joga.

“Não dá pra treinar corretamente debaixo de sol ou chuva. Além disso, agora as faixas da quadra estão bem demarcadas, temos tela que impede a bola de sair da escola, as traves e o piso foram renovados. Todos os equipamentos estão novos e com a boa treinadora que temos vamos conseguir um destaque ainda maior na cidade e quem sabe por todo o estado” conta o estudante do 7º ano do ensino fundamental.

Segundo o secretário de Educação, Ellen Gera, o próximo passo é climatizar todas as escolas da rede estadual.

“Ainda no mês de junho daremos início a esse processo de climatização, que no Piauí não é um luxo, mas uma necessidade. São essas e as demais melhorias que têm feito o Piauí avançar cada vez mais, já sendo um dos estados que tem o maior percentual de acesso à educação entre as idades de 4 a 5 anos e 15 a 17 anos”, pontuou o gestor.

Em Cristino Castro, o governador ainda visitou as obras de 5 mil metros quadrados de pavimentação poliédrica em cinco ruas da zona urbana do município e deu por entregue as instalações do polo da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), no qual os alunos cursarão Administração.

Comente

Pequisar