Sebrae lança consultorias de melhoramento genético para ovinos e caprinos

Solenidade aconteceu ontem (24) durante a ExpoTeresina

Por Redação do Portal AZ,

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, lançou ontem duas novas soluções da instituição: produção in vitro para bovinos e de inseminação artificial para ovinos e caprinos, no âmbito do programa Sebraetec.

A solenidade de lançamento dessas soluções aconteceu ontem (24), no Espaço da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu, APCZ, na ExpoTeresina, evento realizado no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde.

Na ocasião estiveram presentes o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, e os diretores executivos da instituição, Delano Rocha, Mário Lacerda e Júlio Cesar Lima Filho; o deputado federal, Júlio Cesar; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Themístocles Filho, e os deputados estaduais João Madison, Carlos Augusto, Antônio Félix e Mauro Tapety;  os secretários de Estado da Agricultura Familiar e da Administração, Herbert Buenos Aires e Ricardo Pontes; o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi, Antônio José de Moraes Souza Filho; o presidente da APCZ, André Nogueira; o presidente da Associação Piauiense de Caprinos e Ovinos, Apicov, Carlos Augusto Rodrigues; e outras autoridades e lideranças empresariais.

 “O Sebrae foi demandado pelos produtores para a oferta dessa consultoria tecnológica para melhoramento genético dos rebanhos. Prontamente abraçamos a ideia. As consultorias do Sebraetec são acessíveis, modernas e possibilitam inúmeras vantagens ao produtor como, por exemplo, o nascimento de animais de qualidade superior comprovada. Ou seja, é uma forma de transformar o modo de produzir”, afirmou o presidente do CDE do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

Para o diretor superintende da instituição, Mário Lacerda, as consultorias impulsionarão a produção de gado e de ovinos e caprinos no Piauí.

“O Sebrae atua há mais de 40 anos com o objetivo de apoiar o empreendedor e ampliar a competitividade dos pequenos negócios. De modo especial, temos ações desde a produção até a comercialização de bovinos e caprinos. Por meio das consultorias do Sebraetec fomentamos a inovação e a tecnologia junto aos produtores rurais. Dessa forma, agregamos valor ao produto e impulsionamos os negócios”, salientou Lacerda.

As consultorias serão disponibilizadas por meio do Sebraetec, que subsidia até 70% do valor de serviços de inovação e tecnologia, visando a melhoria de processos e produtos.

O deputado estadual João Madison destacou a importância da iniciativa para o setor. “Esse projeto é um sonho dos produtores. Com certeza, por meio dessas consultorias, os empreendedores poderão dar um salto na produção por meio da melhoria genética, fortalecendo a cadeia produtiva de bovinos, caprinos e ovinos. Teremos embriões com muita qualidade a partir desse trabalho”, declarou.

De acordo com o presidente da APCZ, André Nogueira, o apoio do Sebrae é fundamental para o avanço do setor. “Nós fomos ao Sebrae  em busca de inovação para o rebanho e fomos prontamente atendidos. Temos o sonho de revolucionar esse setor no Piauí. Com essas consultorias, os produtores poderão ter os melhores animais, com maior produtividade. Isso gera riqueza e melhora os rumos da economia”, ressaltou.

Como parte do lançamento das consultorias aconteceu a palestra Tecnologia de Fertilização In Vitro de Embriões para Bovinos, ministrada pelo medico veterinário e mestre em ciência veterinária, Lucas Carvalho. Também foi realizada a palestra sobre Tecnologia de Inseminação Artificial por Tempo Fixo para Ovinos e Caprinos, sendo proferida por Sergio Nadal, médico veterinário, considerado maior referência brasileira na área da reprodução ovina, pioneiro da técnica de transferência de embriões, inseminação por laparoscopia com sêmen congelado e ultrassonografia.

A última palestra da noite foi ministrada pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado, Piauí Fomento, Luiz Carlos Everton de Farias, que falou sobre linhas de crédito para produtores rurais.

Comente

Pequisar