Grupos de direita cancelam carreata em defesa da reabertura do comércio no Piauí

Ato estava previsto para ocorrer neste sábado na Avenida Raul Lopes

Por Victória Cardoso,

A manifestação em prol da reabertura do comércio que aconteceria neste sábado (28) em Teresina foi cancelada. A organização, composta pelos movimentos Direita Piauí, Direita Piauiense e Brasil Melhor, divulgou uma nota de esclarecimento nas redes sociais.

Em nota, a organização conta que, devido às últimas mobilizações contrárias ao ato, haveria a possibilidade deste ser cancelado por meio judicial.

Post de cancelamento da manifestação (Foto: Divulgação)

A carreata estava programada para iniciar às 16h deste sábado (28), tendo como concentração na Avenida Raul Lopes, por baixo da Ponte Estaiada. Na divulgação, medidas preventivas ao coronavírus teriam sido adotadas e ninguém sairia de seus veículos. O grupo de risco da Covid-19 não poderia particiar do movimento.

O organizadores informam que estão aguardando uma reunião com o Comitê Gestor de Crise COVID-19 que está agendada para o dia 31 de março deste ano.

Por fim, os representantes do movimento explicam quem em nenhum momento pretendiam causar preocupação à população, mas que tinham como objetivo levar a mensagem de que com o empreendedorismo parado, muitas pessoas poderiam estar sem recursos para o sustento familiar.  

"Queremos deixar claro a toda população do Estado do Piauí que em nenhum momento este grupo de cidadãos teve a intenção de causar preocupações, mas tão somente de alertar para o descaso e a severidade da medida que determinou o fechamento de empresas e empregos, sendo que a nossa inquietação reside em querer saber como a população, especialmente a mais pobre, irá se manter e ter saúde sem que possa ter sua renda e uma alimentação minimamente decente", disse a equipe.

Leia a nota na íntegra:

"NOTA DE CANCELAMENTO e ESCLARECIMENTO

Considerando que existem rumores de movimentações no sentido de cancelarem por via judicial, a livre manifestação democrática, garantida pela Constituição Federal, nos tempos de paz, e embora tais atos decisórios sejam questionáveis, para resguardar os organizadores e envolvidos no ato, e convictos dos princípios que defendemos, e no sentido de não disseminar ainda mais o pânico na sociedade, estratégia muitas vezes utilizadas por pessoas descompromissadas com nosso país e Estado, e depois de conversarmos com os demais interessados da manifestação, que estão diretamente afetados pela determinação da paralisação das atividades, DECIDIMOS CANCELAR o ato outrora designado, até porque somos partidários do bem-estar social e não vira de nós, qualquer ato que fomente a narrativa de insegurança e constrangimento dos participantes.

Nossa decisão, no momento, é de aguardar a reunião do Comitê Gestor de Crise Covid-19, agendada para dia 31/03, aliado à informação de que o governador Wellington Dias irá receber na segunda-feira, dia 30/03, representantes das categorias profissionais.

No entanto, apesar do cancelamento, chamamos a público o governador e os prefeitos para apresentarem soluções para os casos abaixo mencionados:

- Que plano apresentarão para socorrer os caminhoneiros que transitam nas estradas do Piauí e são vitais para que não hajam acidentes bem como o desabastecimento da população, tendo em vista que os restaurantes e borracharias nas estradas estão fechadas por determinação do governador?

- Será suspenso o pagamento da cobrança do IPVA, tendo em vista que não bastasse a antecipação do calendário de pagamento, a maioria da população de baixa renda, que possui apenas uma moto para seu transporte, está impossibilitada de efetuar o pagamento, por não poder trabalhar?

- Haverá prorrogação do prazo de pagamento de impostos estaduais e municipais para micro e pequenos empreendedores e demais empresários que geram emprego e renda?

- Com a diminuição de pessoas nas ruas, que medidas serão adotadas para auxiliar os taxistas, motoristas de aplicativos e mototaxistas, e demais trabalhadores informais, como diaristas, jardineiros, floristas, vendedor ambulante, pedreiros, que não se enquadram no projeto de lei aprovados na Câmara dos Deputados?

- Quais as medidas serão tomadas junto às intuições financeiras privadas para que se prorrogue o prazo de pagamento das dívidas correntes, para a população de maneira geral?

- Quais as medidas adotadas  pelo governo do estado e demais prefeituras para que a população possa ter acesso à aplicação dos recursos enviados pelo Gov federal no combate ao Covid-19?

- Quais medidas serão adotadas para socorrer os dentistas e clínicas odontológicas do Piauí que estão fechadas por determinação do governador?

- Que medidas serão adotadas para socorrer os moradores de rua?

- Serão zerados impostos estaduais e municipais nos itens de cesta básica bem como nos itens de higiene e proteção individual como máscaras, luvas, lenços umedecidos, álcool em gel e papel toalha?

- Que medidas serão adotadas para socorrer as pessoas de baixa renda que não possuem acesso ao saneamento básico?

- E que ações imediatas serão feitas para prevenir a contaminação do vírus nas cidades que não têm acesso a água nem para beber, muito menos para fazerem sua higiene, como nas localidades de Guaribas e regiões?

- Que medidas serão feitas para ajudar o escoamento dos caminhões de produção agrícola na região de Bom Jesus, Currais, Serra da Laranjeira, se as estradas estão destruídas e não permitem o acesso às fazendas?

Registramos, ainda, a incoerência em se pretender proibir uma carreata de pessoas em seus carros, sem aglomeração de pessoas, quando a própria prefeitura colocou os grupos  de riscos, idosos dentro dos seus carros, enfileirados na Av. Raul Lopes nesta semana.

Por fim, queremos deixar claro a toda população do Estado do Piauí que em nenhum momento este grupo de cidadãos teve a intenção de causar preocupações, mas tão somente de alertar para o descaso e a severidade da medida que determinou o fechamento de empresas e empregos, sendo que a nossa inquietação reside em querer saber como a população, especialmente a mais pobre, irá se manter e ter saúde sem que possa ter sua renda e uma alimentação minimamente decente.

A falta de alimentação baixa a imunidade, tornando as pessoas mais propensas a adquirirem não só o vírus chinês, mas outra doenças  mais letais e já conhecidas da sociedade e comunidade científica.

Estamos sempre dispostos a lutar pela vida e pela saúde das pessoas, como estamos juntos no combate ao Covid-19, e permaneceremos vigilantes às ações do governo do estado e das prefeituras. 

E assim como houve velocidade na emissão dos decretos, aguardamos prontamente a resposta às essas indagações que perturbam toda a população. 

Teresina (PI), 28 de março de 2020.

Movimento Direita Piauí
Movimento Brasil Melhor
Movimento Direita Piaui"

Comente

Pequisar