Jornalistas piauienses são homenageados em sessão solene na Alepi

Sessão se deu devido ao Dia Nacional da Imprensa

Jornalistas de vários veículos do Estado foram homenageados, nesta terça-feira (12) no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), pela passagem do Dia Nacional da Imprensa, comemorado no dia 10 de setembro. O editor-chefe do Portal AZ, o jornalista Arimateia Azevedo, participou da sessão solene.

(Foto: Portal AZ)
(Foto: Portal AZ)

O deputado Henrique Rebelo (PT), proponente da sessão, afirmou que o momento merece todas as homenagens devido à importância da categoria.

“A imprensa é o espelho da ordem e da democracia, que difunde as informações e as faz chegar à população. Não é a toa que no Brasil, a imprensa é considerada o 4ª poder. Todos os dias surgem novas tecnologias mas ela não perde a sua força e o seu nome. Mas além de qualquer coisa, é de extrema importância combater diariamente a cegueira editoral que, por vezes, impede a população de receber a informação correta”, que disse o deputado.

Em seu discurso, Rebelo lembrou ainda a sua experiência ao vivenciar a implantação da primeira TV do Piauí, a TV Clube. “Tenho orgulho de ter vivenciado o pioneirismo piauiense, com a implantação da primeira emissora de TV no Estado, que é a TV Clube. Ela foi a 6ª afiliada da TV Globo no país e mostra, desde sempre, a força do nosso povo”, completou.

O presidente da Academia Piauiense de Jornalismo Francisco Viana, lembrou toda a história da imprensa no Brasil, como a chegada da primeira impressora ao país, em 1808, que era chamada 'planeta', e que só chegou ao Estado 24 anos depois. 123 depois chegou a primeira rotativa ao Estado, trazida pelo Coronel Otávio Miranda, e que permitiu a impressão de 14 mil exemplares de jornal por hora, com dois cadernos de oito páginas.

Os jornalistas Marcelo Magno, Arimatéia Azevedo e Marcos Teixeira ao lado do deputado Henrique Rebelo (Foto: Portal AZ)
Os jornalistas Marcelo Magno, Arimatéia Azevedo e Marcos Teixeira ao lado do deputado Henrique Rebelo (Foto: Portal AZ)

“Foi um avanço enorme. E nessa época, mesmo a imprensa do Piauí sem o curso oficial de jornalismo, atraiu muitos bons jornalistas como os jornalistas Feitosa Costa, Arimateia Azevedo, Montegmeri Holanda, Vanderlei Pereira, J. Barros, Paulo Fontenele e tantos outros que tivemos nesse contexto”, disse Francisco Viana.

Se pronunciaram ainda, na tribuna, o diretor da TV Clube, Paulo Nóbrega, o jornalista presidente do Clube de Repórteres do Piauí, Pedro Alcântara. Ao final da sessão, um documentário sobre a história da TV no Piauí, produzido pela TV Assembleia, foi exibido aos presentes. 

Compuseram a mesa de honra durante a Sessão Solene, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Piauí, José Olímpio; o presidente do Sindicato dos Radialistas do Piauí, Waldeck Moraes; o presidente da Academia Piauiense de Jornalismo, Francisco Viana; o presidente do Clube de Repórteres do Piauí, Pedro Alcântara; o diretor geral da TV Clube, Flávio Germano; o diretor de jornalismo da TV Clube, Paulo Nóbrega; o presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Piauí (APCDEP), Walteres Arraes; o diretor presidente do Portal AZ, Arimateia Azevedo; o presidente da TV Antares, Humberto Coelho.

Assista ao vídeo abaixo:

Créditos das imagens: TV Assembleia 

Mais lidas nesse momento