Motoristas e cobradores de Teresina paralisam atividades por ilegalidade em descontos nos salários

Cerca de 70 ônibus que atendem a zona Sudeste da capital estão paralisados

Por Fernanda Gil Lustosa,

Motoristas e cobradores do Consórcio Theresina, que envolve as empresas Emtracol, Taguatur, Transfácil resolveram paralisar as atividades na manhã desta segunda-feira (11) em forma de protesto contra ilegalidades sobre descontos nos salários, cortes nos planos de saúde e ticket alimentação. Cerca de 70 ônibus, que atendem a zona Sudeste de Teresina estão paralisados sem previsão de retorno.

Motoristas e cobradores de Teresina paralisam atividades por ilegalidade em descontos nos salários (Foto:Wilson Nanaia/Portal AZ)

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Ajuri Dias, em entrevista ao Portal AZ, informou que a paralisação é uma manifestação dos trabalhadores e não tem participação do sindicato.

“Na realidade eles estão realizando um protesto sem a participação do sindicato. Resolveram cruzar os braços por que estão insatisfeitos com o que está acontecendo com o sistema. Os empresário não estão pagando o salário integral dos motoristas, mesmo com a suspensão da Medida Provisória do governo federal, que já deixou de valer e que a empresa tem que voltar a pagar o salário integral – R$ 1.941 – como determina a Convenção Coletiva”, explicou Ajuri.  

Além disso, segundo presidente do Sintetro, os empresários estão descontando os dias de greve que deveriam ser compensados segundo o julgamento do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí.

“O TRT determinou que fossem compensados os dias de greve, mas na verdade estão sendo descontados. Além disso, estão colocando trabalhadores de férias sem o devido pagamento. Fora quem a convenção coletiva de 2019 ainda não foi julgada e já estão em negociação para a de 2021 com o salário dos motoristas no valor de R$1941,00, sem nenhum ajuste, sem plano de saúde, sem ticket e demitindo 50% dos cobradores”, esclarece Dias.

Comente

Pequisar