IMEPI apreende 18 balanças irregulares no mercado do Parque Piauí e Nova Ceasa
Ação conjunta com a DECCOTERC visa proteger o consumidor de fraudes
Uma ação de fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) ocorreu no mercado do Parque Piauí e na Nova Ceasa, ambos localizados na zona Sul de Teresina, nessa segunda-feira (3), e resultou na apreensão de 18 balanças irregulares.
As balanças de pesagem apreendidas não possuíam aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). De acordo com Maria José, chefe de fiscalização do IMEPI, esses instrumentos de pesagem são considerados piratas e estavam prejudicando os consumidores.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

"Nossa parceria com o grupo da DECCOTERC tem o intuito de retirar de circulação todas as balanças irregulares dos mercadinhos e demais estabelecimentos comerciais do Piauí. São balanças falsas, que não pesam corretamente e lesam o consumidor. Recomendamos aos empresários que não façam aquisição desses instrumentos irregulares com preço abaixo do valor de mercado, pois, caso seja confirmada a irregularidade, a fiscalização vai apreender a balança e o proprietário receberá uma multa alta", destacou Maria José.
Patrícia Leal, diretora geral do IMEPI, enfatizou a importância de a população denunciar irregularidades, fornecendo um canal direto para essas denúncias. "Temos um canal de atendimento para conferir as denúncias enviadas da população em geral através do número (86) 99456-1921. É importante que o consumidor saiba que os fiscais do IMEPI estão trabalhando em todo o território piauiense para coibir o uso de produtos falsificados", afirmou a gestora.
Agentes de fiscalização do setor de Metrologia do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI), realizaram a ação em parceria com policiais da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC).
Fonte: Com informações do IMEPI