Gatos são flagrados dentro de hospital em Floriano

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) realizou uma vistoria no hospital e constatou a presença dos animais e outras irregularidades

Por Rayfran Junior,

Vários gatos foram flagrados dentro do Hospital Tibério Nunes, em Floriano, a 241 km de Teresina, em  uma vistoria recente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI). De acordo com o órgão, os animais estavam a poucos metros da porta da sala de cirurgia, bem como próximos à cozinha e a uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a adultos, com alguns gatos dormindo no local.

Foto: Divulgação/CRM-PIGatão são flagrados dentro de hospital em Floriano
Gatos são flagrados dentro de hospital em Floriano

Além da presença de animais, a vistoria constatou a superlotação do hospital, pela presença de pacientes nos corredores. O hospital também enfrenta uma falta de leitos suficientes e problemas de infiltração em tetos e paredes.

Outro ponto crítico identificado foi a demora na realização de cirurgias ortopédicas e a longa espera para a transferência de pacientes para Teresina, via Central de Regulação, especialmente aqueles que necessitam de procedimentos de hemodinâmica, essenciais para diagnósticos cardíacos e vasculares.

A presença dos gatos na unidade hospitalar chamou atenção após um vídeo circular nas redes sociais. Em nota, o Hospital Tibério Nunes disse que tenta contato com o Centro de Zoonoses desde 2023, mas não obtiveram respostas de solução do órgão. Veja a nota no fim da matéria.

Após a repercussão, o coordenador e médico veterinário do Centro de Zoonoses de Floriano, Thales Rodrigues, informou que o centro irá pegar os animais gradativamente para realizar a castração e em seguida colocar para adoção. Conforme o órgão, os animais não transmitiram nenhuma doença para os pacientes do hospital.

Ainda segundo o coordenador, o processo de retirada dos gatos será feito gradualmente, garantindo o bem-estar dos animais. 

Confira a nota completa do Hospital:

O Hospital Regional Tibério Nunes esclarece que a Unidade de Vigilância de Zoonoses, vinculada a Secretaria de Saúde do município de Floriano, é a responsável pela execução das ações referentes à vigilância, prevenção e controle de zoonoses.

O hospital informa que fez contato com a equipe de Zoonoses, logo no primeiro trimestre de 2023, solicitando resolução para a retirada de felinos encontrados ao redor da instituição e, como resposta, foi informado que naquele momento não seria possível devido a uma reforma em andamento no prédio da Zoonoses.

No segundo semestre, ainda de 2023, contatamos novamente a equipe do Zoonoses com a informação que a reforma havia sido concluída, porém, nesse segundo contato foi alegado que não havia equipe suficiente para execução, mesmo havendo contrato com a empresa já licitada para esse fim.

Em janeiro de 2024, sem sucesso com a Zoonoses, oficializamos a Secretaria Municipal de Saúde e não obtivemos resposta. Contatamos algumas vezes a equipe do Zoonoses entre fevereiro e abril de 2024, sem êxito. Após todas essas tentativas, oficializamos a situação junto ao Ministério Público do Estado e aguardamos resolutiva.

Continuamos na expectativa de resolução por parte dos órgãos responsáveis pela retirada dos devidos animais, buscando sempre a melhor qualidade e segurança nos atendimentos dos usuários deste estabelecimento.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar