Conta de energia no Piauí terá redução em agosto com bandeira tarifária verde
A bandeira verde havia sido mantida por 26 meses consecutivos, de abril de 2022 a junho de 2024, até a mudança em julho
Os consumidores do Piauí podem esperar uma redução na conta de energia em agosto, graças à decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de adotar a bandeira tarifária verde. Isso significa que a taxa adicional cobrada em julho, quando vigorou a bandeira amarela, será retirada, resultando em contas de energia mais baratas.

A ANEEL comunicou nessa sexta-feira (27/7) que as condições favoráveis para a geração de energia elétrica no país permitiram a volta da bandeira verde. Esta bandeira tarifária reflete um cenário positivo, sem cobranças adicionais, devido a fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e o aumento das fontes renováveis. A bandeira verde havia sido mantida por 26 meses consecutivos, de abril de 2022 a junho de 2024, até a mudança em julho.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, explicou que a expectativa de menor volume de chuvas para julho se confirmou em grande parte do país. No entanto, as chuvas na Região Sul contribuíram significativamente para a definição da bandeira verde em agosto, melhorando as condições de geração de energia.
Bandeiras Tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil, ajudando-os a fazer escolhas mais conscientes no dia a dia. As bandeiras refletem o custo variável da produção de energia, levando em consideração a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.
Fonte: Portal AZ