Saiba quais são os benefícios corporativos mais valorizados pelos trabalhadores
Os benefícios oferecidos pelas empresas são importantes para a retenção de talentos, mas também para atrair novos , uma vez que são um diferencial perante a concorrência
Em um mercado cada vez mais competitivo, tanto para as empresas como para os trabalhadores, o imperativo para se destacar é entregar diferenciais. No que tange às corporações, além do bom ambiente de trabalho, cada vez mais são os benefícios oferecidos que ditam se aquela vaga será preenchida ou se a estratégia de reter talentos será efetiva.
Uma política de benefícios bem definida é responsável pela manutenção da motivação dos funcionários, que se sentem mais valorizados, resultando em mais produtividade e lealdade à empresa. De acordo com dados levantados pela consultoria WTW, cerca de 78% dos trabalhadores decidem permanecer ou não em uma empresa com base nos benefícios oferecidos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O plano de saúde encabeça a preferência
Dentre aqueles mais procurados e valorizados, certamente o plano de saúde se destaca. Ele está na prioridade dos trabalhadores, uma vez que este benefício pode se estender para seus familiares. Colocar a saúde como prioridade do trabalhador é, de fato, uma maneira de demonstrar cuidado e preocupação com seu bem-estar. De maneira análoga, planos de academia, plano odontológico e cartão farmácia cumprem a mesma finalidade.
O vale-refeição ou alimentação é muito valorizado
O vale-refeição e o vale-alimentação também disputam o topo da lista dos benefícios mais desejados. São essenciais para as despesas com alimentação, seja dentro ou fora da hora do trabalho - embora não seja algo obrigatório, ao contrário do vale-transporte, por exemplo, ainda que seja regulamentado por lei.
É bastante comum que as empresas paguem um desses dois tipos de benefício, ou até mesmo os dois, ainda que ofereçam alimentação no local de trabalho. Por não ser descontado do salário, dá mais autonomia e poder de compra para o trabalhador. Contudo, depois da lei 14.442/2022, passou a ser obrigatório seu pagamento em cartão, não mais em dinheiro. Assim, é responsabilidade do trabalhador gastar somente com itens de alimentação.
Home office e horários flexíveis aumentam a produtividade
O trabalho flexível também se tornou uma espécie de benefício, sendo um dos mais valorizados pelos trabalhadores. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha indicou que cerca de 52% dos funcionários preferem o trabalho remoto ou híbrido. O modelo permite menos tempo gasto em deslocamentos, o que resulta em mais tempo para cuidar de si. Como resultado, mais motivação e, inclusive, aumento de produtividade.
Educação e cultura vêm crescendo na preferência
Investimento na carreira é um dos grandes diferenciais oferecidos pelas empresas. Seja via bolsa de estudos, cursos de idiomas e cursos específicos para cada área, treinamentos ou graduações, o investimento em educação e no crescimento profissional e pessoal dos trabalhadores é um ganho para ambos os lados. Afinal, a capacitação permite o progresso na carreira ao mesmo tempo que torna o profissional mais atualizado com as melhores práticas.
Bonificações e prêmios em dinheiro são grandes diferenciais
As premiações em dinheiro também são muito apreciadas pelos trabalhadores. A participação nos lucros da empresa, bônus por desempenho e, mais recentemente, planos de previdência privada complementar são atrativos também para quem deseja trabalhar em determinada empresa. Remunerações além do salário dão um alento para o bem-estar financeiro do trabalhador - origem de preocupações e perda de produtividade quando vai mal.
O ambiente também faz toda a diferença
Por fim, ambientes de trabalho descontraídos também ajudam na retenção de talentos. Ginástica laboral, meditação, salas com jogos e outros momentos reservados para descontração ajudam a aliviar a tensão do ambiente corporativo. Hoje, são tão necessários para a saúde mental quanto o vale-refeição é para a alimentação.
Fonte: Portal AZ