RACISMO NAS ESCOLAS: Como lidar com essa realidade?
Metade dos professores já presenciaram casos de racismo
Mais da metade dos professores (54% do total) já presenciaram casos de racismo envolvendo seus alunos em salas de aula. De acordo com uma pesquisa do Observatório Fundação Itaú, em parceria com o Equidade.Info, realizada em escolas públicas e privadas no Brasil, o índice de casos é maior no ensino fundamental II, atingindo 67%. Os dados também revelaram diferenças na percepção de racismo entre professores brancos e negros, sendo 56% dos professores negros e 48% dos brancos identificando situações de discriminação.
Desafios no Ambiente Escolar
Uma análise sobre o clima escolar mostrou que a sensação de acolhimento dos alunos diminui à medida que avançam nas etapas de ensino. Enquanto nos anos iniciais do ensino fundamental o índice de acolhimento é de 86%, nos anos finais esse valor cai para 77%. Já no ensino médio, apenas 72% dos alunos se sentem acolhidos.
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Percepções Divergentes
A pesquisa evidenciou que 84% dos alunos brancos afirmam se sentir acolhidos, em contraste com 78% dos alunos negros. Essa disparidade se reflete também nas percepções de professores e gestores, evidenciando uma lacuna na experiência escolar.
Enfrentando o Racismo
Sete em cada dez estudantes concordam que alunos negros são respeitados em relação ao seu fenótipo, porém a percepção varia entre alunos brancos e negros. Além disso, o estudo revelou que 21% dos professores brancos e 9% dos professores negros não sabem como lidar com o racismo na escola.
Promovendo a Mudança
Para lidar efetivamente com o racismo no ambiente escolar, é essencial que sejam implementadas ações estruturais abrangentes, envolvendo toda a comunidade educativa. A formação dos professores para identificar e lidar com situações de discriminação é fundamental, assim como a valorização da identidade, cultura e território dos estudantes.
A arte, cultura e a implementação da lei 10.639 são apontadas como ferramentas essenciais para promover um clima escolar positivo e enriquecer o currículo escolar no enfrentamento do racismo. Esse conjunto de ações não apenas combate a discriminação, mas também contribui para a prevenção de violências e bullying no ambiente educacional.