Previsão de bandeira verde: Contas de luz mais baratas em dezembro

Governo estima bandeira verde para dezembro, indicando tarifa estável na conta de luz.

O Ministério de Minas e Energia está otimista com a previsão de bandeira verde para o próximo mês de dezembro, o que indica condições favoráveis para a geração de energia elétrica. Essa expectativa é impulsionada pelas chuvas registradas em outubro e no início de novembro, que contribuíram significativamente para a melhoria das condições hídricas e de geração energética no país.

Condições das Bandeiras Tarifárias

A bandeira verde, quando aplicada, representa um cenário positivo, no qual não há acréscimo na tarifa de energia, refletindo a disponibilidade e eficiência na produção elétrica. Em contrapartida, a bandeira amarela, presente neste mês de novembro, indica condições menos favoráveis, resultando em um pequeno acréscimo na tarifa para compensar as dificuldades na geração de energia, com um custo adicional de R$ 0,01885 por quilowatt-hora (kWh) consumido.

No passado recente, em outubro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) precisou acionar a bandeira tarifária patamar 2, vermelha, a mais custosa, com uma taxa de R$ 7,877 para cada 100 kWh consumidos, devido às condições desafiadoras de geração de eletricidade.

A sequência de bandeiras verdes que iniciou em abril de 2022 foi interrompida em julho de 2024 por conta do cenário de estiagem, dando lugar à bandeira amarela nesse mês, seguida por bandeira verde em agosto e, posteriormente, a vermelha patamar 1 em setembro, refletindo a complexidade e sensibilidade do sistema de energia elétrica do país.

Acompanhe o CNN Money

O CNN Brasil Money expandiu sua presença nas redes sociais. Acompanhe o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube para insights sobre o mercado financeiro e os impactos econômicos locais e globais, com transmissões na TV, streaming e conteúdo digital exclusivo.

Comente

Pequisar