Filtro de argila desenvolvido pela Uespi promete purificar água a baixo custo

Projeto coordenado pelo professor Laécio Santos Cavalcante busca solução sustentável para combater contaminantes na água em comunidades sem acesso a saneamento

Por Redação do Portal AZ,

Pesquisadores do curso de Química da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão desenvolvendo um filtro de argila inovador, que promete ser uma alternativa de baixo custo e alta eficiência para purificar a água de contaminantes, como bactérias. Com um financiamento de R$ 25 mil do edital UESPITECH, o projeto é coordenado pelo professor Laécio Santos Cavalcante e explora a modificação de argilas naturais com nanocristais e compostos de prata para alcançar propriedades fotocatalíticas e antimicrobianas.

Foto: ReproduçãoArgila

“O projeto oferece uma solução inovadora para um problema de saúde pública e pode transformar o uso da argila na purificação de água”, explica o professor Laécio, destacando que o investimento foi crucial para a aquisição de equipamentos tecnológicos e a realização de testes precisos, essenciais para o avanço da pesquisa.

A iniciativa visa atender, principalmente, comunidades que não têm acesso à água potável, contribuindo para a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

Comente

Pequisar