Filtro de argila desenvolvido pela Uespi promete purificar água a baixo custo
Projeto coordenado pelo professor Laécio Santos Cavalcante busca solução sustentável para combater contaminantes na água em comunidades sem acesso a saneamento
Pesquisadores do curso de Química da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão desenvolvendo um filtro de argila inovador, que promete ser uma alternativa de baixo custo e alta eficiência para purificar a água de contaminantes, como bactérias. Com um financiamento de R$ 25 mil do edital UESPITECH, o projeto é coordenado pelo professor Laécio Santos Cavalcante e explora a modificação de argilas naturais com nanocristais e compostos de prata para alcançar propriedades fotocatalíticas e antimicrobianas.
“O projeto oferece uma solução inovadora para um problema de saúde pública e pode transformar o uso da argila na purificação de água”, explica o professor Laécio, destacando que o investimento foi crucial para a aquisição de equipamentos tecnológicos e a realização de testes precisos, essenciais para o avanço da pesquisa.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A iniciativa visa atender, principalmente, comunidades que não têm acesso à água potável, contribuindo para a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí