Anúncio do pacote de corte dos gastos do governo é adiado para a próxima semana

Medidas serão apresentadas após encontros de Lula com lideranças do Congresso

Por Redação do Portal AZ,

O governo federal adiou para a próxima semana o anúncio do aguardado pacote de corte de gastos obrigatórios. A decisão veio após uma reunião de três horas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, que ocorreu nessa sexta-feira (8), sem qualquer declaração posterior à imprensa.

Foto: • Ricardo Stuckert/PR30.07.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista à TV Centro América, no Palácio do Planalto• Ricardo Stuckert/PR

O pacote tem gerado tensões entre o governo e parte de seus apoiadores, que consideram que as medidas de austeridade privilegiam ricos ao fazer cortes em áreas que afetam o povo, como programas sociais e de auxílios trabalhistas, como o FGTS e o seguro desemprego. Apesar do pacote ainda não ter sido apresentado oficialmente, o ministro Fernando Haddad já havia sinalizado que essas áreas sofreriam cortes e/ou ajustes.

O Palácio do Planalto não informou a data exata para o anúncio. O ministro Haddad já havia antecipado que o pacote será discutido com os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, antes de ser divulgado publicamente. Após uma semana intensa de reuniões, Haddad retornou a São Paulo e deve voltar a Brasília na segunda-feira (11), enquanto Tebet permanece na capital federal no fim de semana.

O ministro declarou que o pacote incluirá uma proposta de emenda à Constituição e um projeto de lei complementar, com ajustes que ainda dependem da aprovação de Lula em questões jurídicas.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Comente

Pequisar