Menos da metade das escolas municipais preparadas contra racismo, revela pesquisa

Levantamento inédito do MEC aponta falta de protocolos em escolas municipais para lidar co

Uma pesquisa do Ministério da Educação (MEC) revelou que menos de 40% das escolas municipais possuem protocolos para lidar com situações de racismo ou injúria racial. Apenas 36,2% das secretarias municipais de educação afirmaram ter algum tipo de protocolo para lidar com episódios desse tipo, segundo o levantamento.

Políticas Educacionais e Desigualdades de Aprendizagem

Os dados analisados após a implementação da Lei n˚ 10.639/2003, que posteriormente foi alterada pela Lei n˚ 11.645/2008, mostram que 41,4% das escolas não consideram o impacto do racismo no desempenho dos alunos ao avaliar as desigualdades de aprendizagem. Essas leis incluem a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” nos currículos das escolas.

Falta de Coordenação e Equipes Responsáveis

O estudo, baseado em respostas de prefeitos e secretários de educação, também apontou que 84,5% das secretarias municipais não possuem uma equipe responsável pela gestão das políticas de equidade racial. Além disso, cerca da metade das escolas não têm estratégias de incentivo para a implementação das leis relacionadas a esse tema.

Desafios na Implementação de Políticas

A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, comentou sobre a falta de uma coordenação federativa forte ao longo dos anos, resultando em diferenças significativas no avanço da implementação das políticas entre estados e municípios. Ela ressaltou a necessidade de melhorias mais estruturais e frequentes na educação para relações étnico-raciais.

É evidente a urgência de medidas que promovam a conscientização, a inclusão e o combate ao racismo nas escolas, visando garantir um ambiente educacional mais equitativo e respeitoso para todos os alunos.

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