Golpe da falsa central bancária leva a 37 prisões e bloqueio de 438 contas

Esquema fraudulento utilizava contatos telefônicos para enganar vítimas e movimentar dinheiro de forma ilícita

Por Redação do Portal AZ,

Uma operação policial realizada nesta quinta-feira (21) desmantelou um esquema criminoso que aplicava o golpe da “falsa central bancária”. A ação ocorreu simultaneamente em cinco estados – Piauí, Goiás, Ceará, Pará e São Paulo – e resultou em 37 prisões, além do cumprimento de 55 mandados de busca e apreensão.

Foto: DivulgaçãoBalanço

O esquema envolvia ligações telefônicas e mensagens fraudulentas nas quais os criminosos se passavam por representantes de instituições financeiras. Com técnicas de convencimento, eles obtinham dados bancários das vítimas, como senhas, e realizavam transferências indevidas.

A polícia revelou que a associação criminosa movimentava recursos de maneira sofisticada, utilizando centenas de contas bancárias para dificultar o rastreamento. Ao todo, 438 contas foram bloqueadas pela Justiça, além da apreensão de celulares, computadores e outros dispositivos usados no golpe.

As autoridades destacaram que o golpe causou prejuízos financeiros expressivos a pessoas de diversas regiões do país. Apesar das investigações, muitos valores transferidos indevidamente podem não ser recuperados, já que parte do dinheiro foi usada para lavagem de ativos.

Os suspeitos podem responder por estelionato com fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas para esses crimes podem ultrapassar 20 anos de prisão.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar