Alerta regional: Redução de casos de SRAG por Rinovírus e Covid-19
Boletim InfoGripe aponta queda de hospitalizações por rinovírus e Covid-19 em regiões Nort
No mais recente Boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz, destaca-se que o rinovírus tem sido o principal agente causador de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e adolescentes de até 14 anos, principalmente nos estados do Norte e Nordeste do Brasil, ao passo que a Covid-19 predomina entre os idosos.
Tendência de Queda ou Estabilidade
Segundo Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe, embora haja um alerta em relação ao rinovírus e à Covid-19 em algumas regiões e faixas etárias específicas, as hospitalizações relacionadas a esses vírus estão, em sua maioria, em declínio ou estabilidade em todo o país.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave, 2024 registrou 9.726 óbitos e 158.788 casos notificados em todo o território nacional.
Desaceleração nos Casos
No estado do Rio de Janeiro, observa-se um aumento nos casos de SRAG em diversas faixas etárias, diretamente ligado ao rinovírus em crianças e adolescentes de até 14 anos, e à Covid-19 entre os idosos. Apesar disso, com exceção do grupo de 50 a 64 anos, há indícios de desaceleração no crescimento dos casos de SRAG no estado, de acordo com informações da Fiocruz.