UFPI expulsa estudante condenado por estuprar e matar aluna no campus
Decisão ocorre quase dois anos após o crime
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) expulsou Thiago Mayson Barbosa, condenado por estuprar e assassinar a aluna Janaína Bezerra no campus da instituição. O desligamento do estudante foi oficializado em 19 de novembro, um dia antes do fim do mandato do reitor Gildásio Guedes, e publicado no dia 21.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O processo disciplinar começou no Centro de Ciências da Natureza (CCN), onde Thiago cursava pós-graduação em Matemática, e concluiu pela aplicação da pena máxima prevista no regimento interno da universidade. “Entendeu a comissão apuratória que o discente Thiago Mayson da Silva Barbosa incorreu em infração punível com pena de desligamento por se tratar de delito sujeito a ação penal”, diz o documento.
A sindicância interna foi concluída em março de 2023, mas o caso tramitou por instâncias superiores até a decisão final. A defesa de Thiago Mayson tem 10 dias para recorrer.
O crime
Janaína Bezerra foi assassinada em janeiro de 2023, após participar de uma calourada na UFPI. O corpo da estudante foi encontrado dentro do campus, e Thiago Mayson, preso no mesmo dia, foi apontado como autor do crime.
O inquérito conduzido pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontou homicídio duplamente qualificado, feminicídio, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual. Em setembro de 2023, Thiago foi condenado a 18 anos e 6 meses de prisão pelos crimes.
O caso gerou grande repercussão e levou a debates sobre segurança no ambiente universitário.
Fonte: Portal AZ