Calendário de pagamento e regras do IPVA 2025 em São Paulo
Confira as datas e descontos para o IPVA 2025 em São Paulo e saiba quem tem isenção do imp
O governo do Estado de São Paulo divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2025, com a primeira data marcada para 13 de janeiro. Os contribuintes que efetuarem o pagamento até o dia 24 de janeiro terão um desconto de 3% sobre o valor do imposto, tanto para veículos usados quanto para novos.
Datas de Pagamento por Final de Placa
As datas de vencimento são estabelecidas de acordo com o final da placa do veículo. Por exemplo, para veículos com final 1, o pagamento deve ser feito no dia 13, e assim sucessivamente até o final 0 no dia 24. Aqueles que não realizarem o pagamento em janeiro ainda terão a opção de quitar o IPVA em fevereiro, mantendo o mesmo cronograma de acordo com o final da placa.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O pagamento do IPVA para veículos de carga, categoria caminhão, poderá ser feito até o dia 22 de abril.
Parcelamento e Licenciamento
O imposto poderá ser parcelado em até 5 vezes mensais, seguindo as mesmas regras de vencimento de acordo com o final da placa. Além disso, o licenciamento poderá ser antecipado para quem já tem o veículo regularizado em 2024, com a possibilidade de pagar o saldo do IPVA de 2025 de acordo com as seguintes opções:
- Em cota única, até 24 de janeiro de 2025, com desconto de 3%.
- Em cota única, até 24 de fevereiro de 2025.
- Até o dia 24 do mês de vencimento da parcela, para quem optar pelo parcelamento.
Isenção do IPVA
Em São Paulo, veículos fabricados há 20 anos ou mais estão isentos do pagamento do IPVA, o que incluirá automóveis fabricados a partir de 2005 a partir de 2025. Outros estados como Paraná, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul também isentam veículos com mais de duas décadas de fabricação do imposto.
Além disso, o Pix atingiu um novo recorde com 250,5 milhões de transações realizadas, mostrando a crescente adesão a esse meio de pagamento eletrônico no Brasil.