Real Madrid atravessa momento turbulento e pode fechar 2024 em baixa
Momentos
![Reprodução internet](/media/image_bank/2025/1/thumbs/reproducao-internet_G1hzdfe.png.1200x0_q95_crop.jpg)
O Real Madrid-ESP vive um momento turbulento nesse início de temporada 2024/2025, especialmente nas competições mais relevantes como La Liga e a UEFA Champions League.
A equipe, tradicionalmente dominante, não tem mostrado o desempenho esperado nesta temporada por conta de muitos problemas ocorridos nessa reta final de ano. O desempenho, por hora ainda mantém o time na segunda colocação da Liga Espanhola, mas deixa o maior — e atual — campeão da Champions na modesta 18ª posição nesse novo formato.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Desde a acachapante derrota por 4x0 clássico contra o Barcelona-ESP em outubro, os Merengues acumulam 5 vitórias contra times acessíveis (Osasuna, Leganés, Getafe, e Girona, todos da Espanha) mas 4 derrotas contra times mais qualificados (Barcelona, Milan-ITA, Liverpool-ING e Athletic Bilbao-ESP) em 9 jogos.
O respiro veio na vitória por 3x2 contra o bom time da Atalanta-ITA na útima rodada da Champions, mas fato é que ainda há muito o que se recuperar para que o Real Madrid volte a ser o temido time da temporada passada.
Mbappé finalmente chega, mas não se adapta rápido
Uma das principais marcas dessa má fase é a demora para Kylian Mbappé “engrenar” como se imagina. O craque francês ainda não conseguiu atingir o nível que se esperava dele desde sua chegada ao clube, apresentando números modestos para seus padrões até o momento — 12 gols e 2 assistências em 22 jogos do Real Madrid.
Apesar dos números não serem tão ruins, o que pesa mesmo é o desempenho atípico, com Mbappé perdendo muitas chances de gols e mesmo dois pênaltis consecutivos (nas derrotas para o Liverpool e Bilbao) em uma semana.
O resultado é um atacante que demonstra claros sinais de falta de confiança, que ainda não se encaixou em Madrid como poderia. Ele até voltou a marcar no último triunfo sobre a Atalanta, mas como a fase não é boa, ainda assim teve o que lamentar com uma lesão que o tirou de campo ainda no primeiro tempo.
Número muito acima do comum de jogadores lesionados
Falando em lesões, é impossível ignorar a alarmante quantidade de jogadores machucados desde agosto, abertura da temporada europeia.
Entre quadros mais graves e lesões mais leves, os Real Madrid já teve 11 jogadores desfalcando o time por problemas físicos em 24/25, ainda com casos de atletas que já se lesionaram mais de uma vez em 4 meses. Tudo isso sem contar Alaba, zagueiro que já sofre com problemas físicos desde a temporada anterior.
Boa parte dos grandes nomes do elenco já foram desfalques em jogos importantes, sem ter nenhuma parte do campo poupada pelo problema.
No gol, Courtois já se machucou, enquanto companheiros de defesa como Militão, Carvajal, Lucas Vazquez e Mendy já passaram pelo departamento médico.
No meio-campo, nomes como Camavinga, Tchouameni, Brahim Diaz e até mesmo o craque inglês Jude Bellingham também sofreram com problemas físicos recentemente. O ataque também não foi poupado e os problemas, infelizmente, estão perseguindo dois brasileiros, já que tanto Rodrygo quanto Vinícius Júnior voltaram a pouco do estaleiro.
Tudo isso obriga o técnico Carlo Ancelotti a fazer muitos improvisos e sacrifícios em pouco tempo, o que vai comprometendo o desempenho do time. Cabe ao lendário treinador e ao elenco estrelado do Real Madrid recuperar-se em 2025, buscando voltar a prateleira dos favoritos a La Liga e, principalmente, ao título da Champions League.
Fonte: Direto da redação