Ellyo fica: fake news tenta desgastar secretariado da gestão Silvio Mendes
Fuxico sai em meio à alta aprovação popular do prefeito
Uma nota falsa publicada em dois portais de notícias — que, nos bastidores, foram apontados como sendo os sites que capitanearam as mudanças na Comunicação do Governo do Estado, geraram um revés ao desejado e criaram uma situação de desgaste na comunicação do Estado.
Um membro do governo de Rafael Fonteles, afirmou que a nota dos dois sites e o uso de um grupo de WhatsApp de um famoso "nacional" para espalhar a mentira, na verdade causaram desgaste desnecessário na imagem do Governo, pela ligação intricada entre os sites e a comunicação oficial.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
As notas levantaram suspeitas de uma tentativa coordenada de ataque à imagem do prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil) e de criar uma indisposição com o Governo do Estado.
A fake news afirmava que o atual secretário de Comunicação da capital, Ellyo Teixeira, seria substituído pela jornalista Sávia Barreto, o que não corresponde à realidade e nunca foi cogitado pelo prefeito. A informação foi apurada em ligações feita a secretários e aliados de Silvio Mendes.
A informação que saiu nos dois sites seguindo a mesma linha de escrita e foi disseminada rapidamente por grupos de WhatsApp, alguns deles já conhecidos nos meios políticos por promover chantagens e ataques direcionados a autoridades, com vínculos indiretos com setores ligados ao governo, causou burburinho de descrença no meio jornalístico e virou chacota por conta da atuação dos sites.
Nos bastidores, o episódio é interpretado como uma tentativa de rebeldes do Karnak, por meio de sites de comunicação, de minar a imagem de Silvio Mendes, justamente no momento em que o gestor registra altos índices de aprovação popular e o que pode minar as relações amistosas entre os poderes executivos.
Nos primeiros 100 dias de gestão, Silvio atingiu mais de 80% de aprovação, segundo levantamento interno — inclusive com ótimos números nas próprias pesquisas de avaliação do governo estadual.
Além de infundada, a especulação sobre uma troca na Comunicação ignora o histórico e a relação de confiança entre Ellyo Teixeira e Silvio Mendes. Ellyo é considerado uma figura de extrema confiança do prefeito, tendo atuado ao lado dele desde a campanha de 2022, inclusive após a derrota eleitoral, permanecendo como aliado e colaborador próximo.
A jornalista Sávia Barreto, citada erroneamente na nota, também desmente qualquer envolvimento e atua em projetos pessoais.
A circulação da fake news levanta um alerta sobre o uso de estruturas e canais vinculados a membros da comunicação por espalharem desinformação com motivação política, especialmente quando há disputas de protagonismo entre gente dentro da esfera de governo e forte capital político envolvido, todos causando aranhões na imagem de Rafael Fonteles, que nada tem a ver, mas sempre é vítimado com esses desgastes de gente atoa dentro do governo e fora dele que dizem serem de maneira não oficial, da comunicação do governo.
Fonte: Portal AZ