Presos do Ceará são investigados por tentativa de golpe a credores de precatórios no Piauí

Golpistas estariam cobrando taxas prometendo a liberação dos precatórios

Por Redação do Portal AZ,

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins afirmou nesta segunda-feira (20) que os principais suspeitos de aplicar golpe contra credores de precatórios, no Piauí, são internos do presídio da cidade de Maracanaú, no Ceará. 

Abertura do Ano Judiciário 2020 (Foto: divulgação/Ascom)

“A Polícia Civil abriu inquérito e as investigações preliminares apontam que internos do presídio da cidade de Maracanaú, no Ceará, estão telefonando para os credores oferecendo vantagens e solicitando a realização de depósitos bancários para que os valores referentes aos precatórios sejam liberados”, disse o desembargador durante abertura do ano judiciário 2020. 

Sebastião reforçou ainda “que, quem tem créditos a receber de precatório não precisa pagar por nada, basta aguardar a sua vez”. 

Na última quinta-feira (16), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) divulgou um alerta sobre denúncia acerca de tentativa de golpe contra credores que estão à espera do pagamento de precatórios no estado. 

Sede do Tribunal de Justiça do Piauí (Foto: Wilson Nanaia/Portal AZ)

A Corte informou que, segundo a denúncia, em averiguação pela Superintendência de Segurança, estelionatários estariam entrando em contato com os credores e solicitando a realização de depósitos bancários para que os valores referentes aos precatórios sejam liberados.

O TJ-PI reiterou à sociedade piauiense que não envia e-mail ou faz ligações solicitando o pagamento de quaisquer taxas. Além disso, ressaltou que os credores que têm direito ao pagamento de precatórios são comunicados exclusivamente via intimação judicial.

Para o esclarecimento de eventuais dúvidas, o tribunal disponibilizou o contato da Coordenadoria de Precatórios do TJ-PI : (86) 32214877. Os interessados também podem acessar o endereço eletrônico www.tjpi.jus.br/portaltjpi/precatorio/. A Coordenadoria de Precatórios está localizada no subsolo do Palácio da Justiça (localizado na Praça Edgard Nogueira, S/N, Centro Cívico, Teresina).

Abertura do ano judiciário 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) deu início ao ano judiciário 2020 nesta segunda-feira (20). O ato solene contou com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de magistrados e colaboradores da justiça piauiense.

Segundo o presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, em 2020 os processos serão todos digitalizados, o que garantirá mais eficácia e rapidez ao Poder Judiciário. “Já iniciamos o trabalho de digitalização e até dezembro não utilizaremos mais papéis. Esta é a primeira novidade e a abertura oficial do ano permitirá os avanços nos trabalhos para servir da melhor forma ao cidadão piauiense”, destacou o magistrado.

Abertura do Ano Judiciário 2020 (Foto: divulgação/Ascom)

“Temos uma parceria com o TJ e com o Governo do Estado, por meio do programa Justiça Presente, que é um programa inédito do CNJ. Temos desafios no Brasil com relação ao nosso sistema prisional e socioeducativo. O programa funciona há um ano e obtivemos resultados importantes tanto no processo de execução penal, como no fortalecimento das audiências de custódia e na política de atenção às pessoas regressas. Para 2020 esperamos renovar essa parceria e atingir metas importantes no aspecto da promoção de garantias de direito ao trabalho e educação dentro das unidades prisionais”, pontuou a representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gabriela Lacerda.

Ao final do ato solene ainda houve uma retrospectiva de uma das principais ações colaborativas entre o Judiciário piauiense e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ): o Justiça Presente, projeto do CNJ realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O governador Wellington Dias destacou a parceria de trabalho entre o Governo e o Poder Judiciário. “Sei da importância do papel do judiciário para a democracia e agradeço pelo trabalho realizado, cujo avanços tenho visto nas andanças que faço pelos 224 municípios. Sei também que ainda há muito a fazer e acredito que temos boas perspectivas para o ano de 2020. Fizemos um plano que será realizado com independência, mas com a consciência de que é preciso que todos façam um trabalho para o desenvolvimento do Piauí”, disse o governador Wellington Dias.

Matéria relacionada:

Tribunal de Justiça alerta credores de precatórios sobre golpe no Piauí

Comente

Pequisar