TRE protagoniza nas próximas horas julgamento decisivo para o futuro político da prefeita Carmelita Castro

Todas as atenções do universo político piauiense se voltam para o veredicto da Justiça Eleitoral

Por PortalAZ/ André Pessoa,

Apenas um mês atrás, no dia 10 de fevereiro, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), decidiu manter a cassação do prefeito e do vice-prefeito do município de Ribeira do Piauí, determinando novas eleições. 

Sede do Tribunal Regional Eleitoral (Foto: Wilson Nanaia/Portal AZ)

Já no último dia 3 de março, o mesmo tribunal também manteve a cassação do prefeito e do vice-prefeito de Aroeiras do Itaim, na região de Picos, outra vez indicando novas eleições, chamadas de suplementares. 

Hoje, terça-feira (10) de março, faltando minutos para um outro julgamento importante, o mundo político do Piauí está tenso e inseguro. Está no banco dos réus nada mais nada menos do que a estrela feminina mais recente do Progressistas, a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro.

prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro (Foto: reprodução/Facebook)

A dúvida que traz medo para alguns e euforia para outros é: qual será o posicionamento do tribunal em relação a mais um caso de cassação do mandato de prefeito e vice-prefeito no estado? 

Se a maré correr para manter a sequência de decisões adotadas nos últimos 30 dias, o TRE-PI pode tomar um posicionamento que terá forte impacto na conjuntura política do sertão piauiense, em especial para os filiados e aliados ao Progressistas.
 
A manutenção da cassação de uma das irmãs Castro pode ser um baque para os sonhos políticos do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do partido.

Uma condenação teria repercussão imediata não apenas na Câmara Municipal dos Vereadores do município, mas,?também, na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. 

Hélio Isaías que teve seus direitos políticos suspensos por 8 anos em primeira instância, pode, nas próximas horas se ver longe da política por esse longo período. 

O processo em julgamento no TRE-PI trata da manutenção, ou não, da cassação da prefeita de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), Carmelita Castro, do seu vice-prefeito e de três vereadores. Além deles, o seu marido e deputado estadual Hélio Isaías, também pode ter a carreira política paralisada pelos próximos 8 anos.

Para isso, basta que a maioria simples dos desembargadores do TRE decida manter a sentença de primeira instância que cassou o mandato da prefeita, do vice, dos vereadores e ainda suspendeu os direitos políticos de todos eles, além do seu cônjuge e outros dois aliados. 

No entanto ainda prevalece a dúvida: Será que o julgamento será outra vez adiado, ou teremos definitivamente uma decisão?

Comente

Pequisar