MP pede que candidatos a prefeito em Oeiras sejam proibidos de realizar eventos

Foram realizados pelo menos dois eventos com aglomerações, diz promotor

Por Fernanda Gil Lustosa com informações do MPPI,

O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Oeiras, ingressou com ação civil pública contra o diretório municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Oeiras, Hailton Alves Filho e Arimateia Carvalho Júnior por descumprirem as medidas de contenção ao novo coronavírus.

MP pede que candidatos a prefeitura de Oeiras sejam proibidos de realizar eventos (Foto:Wilson Nanaia/PortalAZ)

A ação civil pública, assinada pelo promotor de Justiça Vando da Silva Marques, solicita ao Poder Judiciário uma decisão liminar para que os dois candidatos se abstenham de organizar e/ou participar de eventos que ocasionem aglomerações de pessoas e caso organizem eventos com a presença de apoiadores, garantam o cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus. A instituição ministerial pede ainda a fixação de multa de R$ 100 mil por ato descumprido.

“Os dois candidatos têm promovido, no município de Oeiras, eventos públicos relacionados à campanha eleitoral deste ano, nos quais se constatou total desrespeito às medidas legais e sanitárias de combate à Covid-19, expondo a comunidade local a acentuado risco de violação de sua saúde por meio da proliferação do novo coronavírus”, disse o promotor.

Ainda segundo o promotor Vando Marques, foram realizados pelo menos dois eventos promovidos pelos candidatos, amplamente divulgados à população, nos quais restaram evidentes as violações às normas sanitárias em vigor. 

“As pessoas que participaram dos eventos não respeitaram o distanciamento adequado e não fizeram uso de máscaras. O primeiro evento aconteceu no dia 27 de setembro (inauguração de Comitê de Campanha do candidato Hailton Filho) e o segundo no último dia 04 de outubro (caminhada com concentração na Praça do Canela, com destino ao bairro do Rosário)”, conclui.

Matéria relacionada: 

MP ajuíza representação contra candidatos de oeiras por realização de "showmício"

Comente

Pequisar