MP pede à Justiça que obrigue instalação de novos leitos de UTI em hospitais no Piauí

Órgão solicita que esses leitos subtraídos sejam reativados no estado

Por Vitória Pilar,

O Ministério Público do Piauí ingressou com uma ação civil pública na Justiça em desfavor da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e Fundação Municipal de saúde (FMS). Na medida liminar, o MP-PI pede para que os órgãos destinem mais recursos para à saúde e instale imediatamente novos leitos de Unidade de terapia intensiva (UTI) nos hospitais públicos.

MP pede à Justiça que obrigue instalação de novos leitos de UTI em hospitais no Piauí (Foto: divulgação)

Conforme o Ministério Público, durante o pico da primeira onda do vírus no Estado, em agosto de 2020, o Piauí possuía cerca de 335 leitos de UTI. Entretanto, houve uma queda de 25% dos leitos, havendo apenas 252 leitos. No documento, o MP solicita ainda para que esses leitos subtraídos sejam reativados.

Segundo a ação, a medida foi tomada ao se analisar que houve uma significativa diminuição na oferta dos leitos, que reflete o início de um colapso na saúde pública do Piauí. Nos últimos dias, os maiores hospitais públicos do Estado, sediados em Teresina, aumentaram cerca de 85% a 100% a taxa de ocupação nos leitos de UTI Covid.

Ainda na recomendação, o Ministério pede para que a ampliação de recursos e leitos seja mantida enquanto durar a eminência de risco à saúde pública ocasionado pelo novo coronavírus no Estado. Além disso, que garanta o custeio destes leitos com equipamentos, insumos e profissionais de saúde.

Comente

Pequisar