Vídeo: sucuri de quase quatro metros é capturada em açude

Depois da captura, serpente foi solta em local seguro

Por Marcelo Gomes,

(Atualizada às 18h42)

Uma cobra sucuri de quase quatro metros de comprimento foi capturada por populares na manhã desta quarta-feira (24). O animal foi encontrado nas proximidades de um açude no município de Água Branca, distante 107 quilômetros de Teresina.

Moradores com a cobra sucuri em Água Branca (Foto: reprodução)

Depois de capturar a cobra, moradores da região entraram em contato com o fundador do Projeto Corujão, João Coruja, que atua na conscientização sobre a preservação de serpentes e animais silvestres na localidade. 

Cobra foi solta em local seguro e longe da população (Foto: reprodução)

“É um animal que por si só não oferece risco, mas quando se sente ameaçado pode se tornar mortal. Temos registros de que naquela área abaixo do açude existe várias delas, inclusive filhotes. E como área é pequena elas sempre usam aquele trajeto para entrar na água”, disse.

A serpente estava tentando atravessar a parede de contenção do açude (Foto: reprodução)

Animal é solto na natureza

Depois da captura, a cobra sucuri foi solta em uma área segura e afastada da habitação humana. João Corujão explica a reportagem do Portal AZ que alguns moradores queriam matar o animal para vender a banha. 

Animal foi resgatado pela equipe do projeto Corujão (Foto: reprodução)

“Alguns moradores queriam matar a serpente para vender a banha por que falaram que é caro, mas não é bem assim. Eu removi o animal e coloquei num lugar seguro. Fui em casa, peguei um saco e soltei ela numa área distante da população”, diz.

João explica que depois que lançou o projeto ‘Corujão’ na região, os moradores estão tendo mais consciência sobre a vida dos animais. 

“Colocamos em prática a educação ambiental nas escolas para crianças e até adultos. Quando se tem aparição desses animais, eles me ligam. Eu explico que não é matando que se resolve e como se deve agir em situações dessas. Eles estão criando consciência e graças a Deus está tudo fluindo”, finaliza. 

Assista ao vídeo abaixo do momento que a cobra é solta:

Créditos do vídeo: Projeto Corujão 

Comente

Pequisar