Grupo de Esperantina realiza evento para debater virtudes na escola pública

As atividades do evento continuam nesta sexta-feira (19)

Por Redação do Portal AZ,

A cidade de Esperantina, distante 178km de Teresina, está sendo palco da Semana das Virtudes. Evento que visa realizar reflexões sobre as virtudes humanas no dia a dia. Na noite de ontem (18) a abertura do evento, que é organizado pelo movimento social ‘Era das Virtudes’, recebeu secretários municipais e educadores da cidade.

As atividades do evento continuam nesta sexta-feira (Foto: divulgação)

Entre os relatos apresentados, o que ganhou destaque foi a experiência do uso da pedagogia das virtudes no município de São João Arraial. A secretária, Rosinha Lima, explicou sobre o uso de super-heróis nesta ação, destacando as virtudes que estes representam, tais como justiça e gentileza, as relacionando com cores.

“Os alunos recebem orientações sobre as virtudes e escolhem a que mais lhes inspiraram. Após estas etapas recebem pulseiras com as cores das virtudes inspiradoras e são colocadas nos braços. Fica estabelecida, desta forma, uma relação visual constante com a virtude, a qual a criança deverá exercitar e aprimorar. O trabalho vem sendo acompanhado e a metodologia construída com a participação da psicóloga do município, Dra. Luciana Carvalho Araújo”, pontuou.

Grupo de Esperantina realiza evento para debater virtudes na escola pública (Foto: divulgação)

O coordenador do movimento ‘Era das Virtudes’, o advogado Arimatéia Dantas, destacou a importância de a sociedade piauiense discutir a temática e como isso pode ajudar na construção de uma melhor escola pública e de uma felicidade coletiva.

“As deliberações tomadas pelos vários secretários é um passo importante para consolidar a Pedagogia das Virtudes na educação pública. A Era das Virtudes trata o tema dentro da temática da felicidade pública que faz a reflexão de que o Estado deve, também, preocupar-se com a construção emocional e virtuosa da sociedade. Creio que o exemplo que se constrói na região dos cocais em breve será referência para outros municípios fortalecendo a prática das virtudes neste setor importante da população que são os estudantes”, disse.

As atividades do evento continuam nesta sexta-feira (19) na Biblioteca Municipal de Esperantina com o Projeto Biblioteca Humana. Idosos entre 90 e 100 anos estarão relatando suas experiências de vida para um público jovem e adulto. 

“O  objetivo do nosso evento é valorizar o conhecimento acumulado dos idosos e despertar a sociedade para a importância destes verdadeiros livros vivos de sabedoria”, explica o coordenador do ‘Era das Virtudes’.

A programação segue até dia 21 e encerrará com a Caminhada das Virtudes com percurso de 12 km entre Esperantina e as margens do Rio Longá na comunidade Mocós.

Comente

Pequisar