Pandemia: apenas três municípios do Piauí não registraram casos de covid-19

Dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde

Por Fernanda Gil Lustosa,

Apenas as cidades de Arraial, Canavieira e Jardim do Mulato ainda não registraram casos de covid-19 no Piauí. Segundo o boletim epidemiológico divulgado na noite desta segunda-feira (03) pela Secretaria de Saúde, elas representam 1,2% dos municípios brasileiros que continuam mantendo a doença fora das fronteiras.

De acordo com a prefeitura de Arraial do Piauí, uma das medidas adotadas desde o início da pandemia é a quarentena para as pessoas que chegam de fora. “Todos que chegam ao município para permanecer muitos dias ficam de quarentena por 14 dias. Quem vai só para ficar o dia, como fazer uma entrega, tem o horário determinado para sair. O centro comercial da cidade só funciona até as 13 horas”, explica Sara Noarah, Psicóloga da Secretaria de Saúde da cidade.

Praça da cidade de Arraial (Foto:divulgação)

Segundo a profissional, a maior parte da população da cidade é composta por idosos, então está sendo feito também um acompanhamento para cuidar o emocional da população. “Estamos tendo um cuidado maior com nossa população, estamos cuidando do emocional diante do isolamento social", explica.

Na cidade de Jardim do Mulato localizada a 140km ao Sul da capital, o prefeito Airton Veloso baixou um decreto determinando medidas excepcionais a serem tomadas para o enfrentamento da covid-19. 

Cidade de Jardim do Mulato (Foto:Google Maps)

“O decreto suspende serviços de ordem pública e privadas considerados não essenciais, eventos esportivos, culturais e religiosos, abertura de lojas, bares, clubes, lanchonetes, salão de beleza, entre outros. Ainda determina que os viajantes recém-chegados ao município obedeçam e permaneçam a quarentena de 14 dias, e também a não realização de reuniões familiares, bem como almoços e churrascos”, explica.

Na cidade também foi instituído o toque de recolher, além de três barreiras sanitárias com o objetivo de controlar o tráfego e orientar as pessoas sobre os procedimentos que devem ser adotados para evitar o coronavírus.

Já o prefeito Joan Rocha, de Canavieira, decretou o uso de máscara de proteção facial sempre que houver necessidade de sair de casa, deslocar-se por via pública ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas. Além disso foi realizada a desinfecção na cidade, nos principais pontos onde existe possibilidade de aglomeração.

Município de Canavieiras (Foto: divulgação)

“Com as medidas de prevenção procuramos adiar a chegada da covid-19 até que o sistema de saúde esteja mais desafogado e possa nos dar o suporte necessário quando  precisarmos. Reforço sempre que essa é uma luta de todos nós contra esse vírus e precisamos cada vez mais que todos façam a sua parte”, diz o prefeito.

Coronavírus no Piauí

Nas últimas 24 horas, o Piauí contabilizou mais 1.219 casos confirmados e 16 mortes em decorrência do novo coronavírus, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde na noite desta segunda-feira (3). Agora, são 54.443 casos positivos e 1.401 óbitos distribuídos entre 131 municípios. Deste total, morreram 819 homens e 582 mulheres.

Segundo a Sesapi, entre as vítimas que não resistiram às complicações da covid-19, há oito mulheres. Elas eram naturais de Amarante (96 anos), Miguel Alves (61 anos), Parnaíba (50 e 63 anos), Simplício Mendes (54 anos) e Teresina (28, 62 e 72 anos). Também faleceram oito homens das cidades de Barras (77 anos), Caracol (44 anos), Caraúbas (55 anos), Lagoa Alegre (63 anos), Luzilândia (74 anos), São Raimundo Nonato (57 e 82 anos) e Teresina (59 anos). 

De acordo com o boletim, dos 1219 casos confirmados da doença, 683 são mulheres e 536 homens, com idades que variam de um mês a 88 anos. 

O município de João Costa foi acrescido na relação daqueles com casos confirmados de Covid-19. São 221 cidades atingidas pela pandemia, o que representa 98,07%.

Matérias relacionadas:

Estudo aponta redução no número de ocupação dos leitos para covid-19

Piauí contabiliza 1.219 casos confirmados e 16 mortes por covid-19; pandemia já atinge 221 municípios

Conselho aguarda decisão do COE para antecipação da reabertura das academias e outros espaços    

Estudo revela que número de óbitos por covid-19 continua em queda pela quarta semana seguida no Piauí    

Comente

Pequisar