Museus do Piauí participam da Semana Nacional dos Museus

Na próxima quinta-feira (18) é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Para celebrar a data, todos os anos é realizada a Semana Nacional de Museus, que na sua 15ª edição traz como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Em Teresina, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MUP) vai realizar uma programação com mesas redondas, exposições e apresentação de documentário com temática voltada para discussões sobre as questões de saúde mental em Teresina.

Na quarta-feira (17), às 8h30, acontece a abertura oficial com apresentação cultural, em seguida, às 9h, terá uma mesa redonda sobre o tema “Mentes Revisitadas”, com o diretor do Hospital Areolino de Abreu, Dr. Ralph Webster Cavalcante. No mesmo horário, será aberta a exposição “As peripécias do inconsciente”, assinada por Orlando Bonfim e pacientes do Hospital Areolino de Abreu. Durante a tarde, a exposição receberá visitação mediada.

Na quinta-feira (18), durante a manhã, acontecerá uma Oficina de Pintura para alunos da rede pública.  A exposição continua aberta para visitação das 9h às 12h e às 14h30 haverá apresentação do documentário “Holocausto Brasileiro”. Após a exibição, terá uma roda de discussão com estudantes.

No último dia de evento (19), às 9h, haverá novamente visitação mediada à exposição “As peripécias do inconsciente”. Das 14h30 às 17h será apresentado o filme brasileiro “Bicho de Sete Cabeças” e às 16h30 acontece o encerramento com apresentação musical.

“Essa é uma data muito importante para todos os museus, é uma forma de dar visibilidade ao espaço museológico e atrair maior quantidade de visitantes. E este ano vamos debater sobre saúde mental e a importância da arteterapia associada à medicina no seu tratamento. Tenho certeza que será um tema que vai trazer grandes esclarecimentos ao púbico”, explica a coordenadora do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, Dora Medeiros.

O Museu Ozildo Albano, em Picos, também vai lembrar a data com atividades que vão de 17 a 19 de maio. Durante a programação, a casa vai contemplar uma temática que durante séculos foi esquecida não apenas pelos museus tradicionais como por outras instituições: “O Movimento Negro e os Povos de Terreiro”. No dia 17 acontece a abertura do evento com apresentações culturais e exposição “Movimento Negro e Povo do Terreiro”. No segundo dia de evento haverá bate-papo com o tema “Os Terreiros e a Intolerância Religiosa”. No último dia, o evento será encerrado com o lançamento do documentário “Mistérios e Encantos da Cidade de Pedras”, que narra uma riqueza natural da região de São José do Piauí contada sob histórias de moradores da região e turistas.

A 15ª Semana Nacional dos Museus é uma realização do Ministério da Cultura por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e no Piauí tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). As atividades programadas pelos museus incluem exposições, visitas guiadas, apresentações culturais, palestras e mostra de filmes.