Ex-prefeito investigado na operação Bacuri se apresenta na sede do Gaeco e fica preso

Ação coordenada pelo MP foi deflagrada no dia 03 de dezembro

Por Redação do Portal AZ,

O ex-prefeito do município de Sebastiao Leal, José Jeconias, acaba de se apresentar na sede do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ele é um dos investigados na operação Bacuri que prendeu o prefeito de Bertolínia, Luciano Fonseca, por improbidade administrativa. 

Ex-prefeito José Jeconias (Foto: divulgação)

Entre os mandados de busca e apreensão da operação estavam os endereços do ex-prefeito e de empresas envolvidas no esquema de desvio de dinheiro público por meio de empresas fantasmas, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e entrega de uma ambulância do município em pagamento de dívida pessoal do prefeito de Bertolínia.

O ex-gestor está foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e posteriormente será levado para a Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter). A audiência de custódia de José Jeconias ocorrerá nesta quinta-feira (12). 

Entenda o caso

No dia 03 de dezembro de 2019, foi deflagrada a Operação Bacuri pelo GAECO/MPPI e órgãos de apoio, em cumprimento a mandados judiciais de prisão e busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Bertolínia, Sebastião Leal, Uruçuí e Teresina. Após a execução dos mandados, foram realizadas oitivas dos denunciados presos, tendo iniciado a análise da documentação apreendida.

Formado por dez pessoas, o grupo responderá por crimes de organização criminosa, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no município de Bertolínia, sob a liderança do prefeito, Luciano Fonseca de Sousa, com apoio operacional de servidores municipais e empresários. Além do prefeito, foram denunciados Max Weslen Veloso de Morais Pires, Richel Sousa e Silva, Rodrigo de Sousa Pereira, Ronaldo Almeida da Fonseca, Ringlasia Lino Fonseca, Eliane Maria Alves da Fonseca, Aluizio José de Sousa, Kairon Tácio Rodrigues Veloso e José Jeconias Soares de Araújo.

As investigações apontaram práticas de organização criminosa, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

Matéria relacionada

Gaeco deflagra Operação Bacuri e prende prefeito no Sul do Piauí

Comente

Pequisar