Aprovados em concurso de agente penitenciário acampam na frente do Karnak e cobram nomeações

Ao Portal AZ, a Sejus informou que em breve convocará mais 75 aprovados

Por Marcelo Gomes,

Aprovados no concurso de agente penitenciário no ano de 2016 estão há nove dias acampados em frente ao Palácio de Karnak. Eles cobram a nomeação de 91 candidatos para o curso de formação. Segundo eles, os 75 que serão nomeados em breve não irão completar as demandas no sistema prisional.

Aprovados em concurso de agente penitenciário acampam na frente do Karnak e cobram nomeações (Foto: divulgação)

Com uma previsão de 400 vagas, o concurso de agente teve 316 aprovados, sendo 150 nomeados e 166 aprovados na fila de espera. Ao Portal AZ, Kleiton Holanda, presidente do Sindicato dos Policiais Civis Penitenciários e Servidores da Secretaria de Justiça do Piauí (Sinpoljuspi), afirmou que os presídios estão com superlotação e que existe uma carência de servidores para atender todas as demandas no sistema. 

“Estamos aqui no Karnak junto com os aprovados para que o governador aceite nós receber para uma reunião. Existe vagas em algumas unidades prisionais para agentes como Esperantina, que está superlotada, a cadeia pública de Altos, inaugurada ano passado com capacidade para 750 detentos e três pavilhões, mas só está funcionando dois pavilhões porque não tem policiais suficientes”, disse.

Kleiton Holanda, presidente do Sinpoljuspi (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Ainda segundo Kleiton Holanda, os gestores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) não conhecem os problemas do sistema prisional. “O estado teria que abrir um concurso para chamar 2 mil policiais, mas governador e os gestores da Sejus não conhece o sistema, infelizmente ficamos tristes com a gestão que não está ajudando em nada. O Sinpoljuspi continuará com os aprovados o tempo que for”, relatou.

“Só sairemos quando o governador nós receber”

Em entrevista ao Portal AZ, Carla Lorena, uma das aprovadas do concurso de agente penitenciário, também cobrou a nomeação em caráter de urgência dos outros 90 aprovados. De acordo com ela, os aprovados têm dados que comprovam o número de cargos vagos para os presídios. 

“O número de internos aumentou. A recomendação do Conselho Nacional de Justiça é que para cada 5 presos, tenha um servidor da polícia disponível e os que estão agora nos presídios estão sobrecarregados, já que o número de presos aumentou e o governador tem aprovados no concurso e não chama a quantidade correta. Só sairemos do Karnak quando ele nós receber”, disse. 

Aprovados estão acampados em frente ao Karnak há nove dias (Foto: divulgação)

Carla Lorena revelou ainda que o governador Wellington Dias anunciou durante a inauguração da cadeia pública de Altos que os aprovados do concurso seriam convocados em janeiro de 2020, o que, segundo ela, ainda não aconteceu. 

“Em relação aos demais no início do ano iremos fazer o edital de chamamento o curso de formação de novos agentes penitenciários para o sistema prisional. Temos dificuldades, mas quem é governador tem que tomar decisão, eu sei que é importante, do nosso estado e do nosso povo”, declarou Welligton Dias em vídeo divulgado nas redes sociais. 

O que diz a Sejus

Em nota encaminhada ao Portal AZ, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que, nos últimos dois anos, nomeou 150 Policiais Penais aprovados no concurso do órgão, realizado em 2016, para cadastro de reserva. A Sejus afirmou ainda que divulgará o cronograma para a realização do curso de formação para mais 75 servidores, dentro da validade do concurso que vence em outubro de 2021.

Veja abaixo a nota na íntegra: 

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informa que, nos últimos dois anos, nomeou 150 Policiais Penais aprovados no concurso do órgão, realizado em 2016, para cadastro de reserva. Nos próximos dias, a Sejus divulgará o cronograma para a realização do curso de formação para mais 75 servidores, dentro da validade do concurso que vence em outubro de 2021.

Comente

Pequisar