Estabelecimentos são autuados por descumprirem medidas de prevenção à covid-19 em Teresina

Fiscalizações estão sendo realizadas em bares e restaurantes da capital

Por Karine Rocha,

A Vigilância Sanitária Municipal e a Polícia Militar autuaram oito estabelecimentos durante a Operação Candeeiro, deflagrada na noite dessa sexta-feira (29) em Teresina. Os locais estavam descumprindo medidas sanitárias de prevenção à covid-19. 

Vigilância Sanitária realiza inspeção em estabelecimentos (Foto: divulgação / PM)

Ao Portal AZ, a Fundação Municipal de Saúde informou que 16 estabelecimentos foram vistoriados e oito notificados. Destes, três foram autuados pela vigilância sanitária e dois notificados por descumprimento às normas sanitárias. A PM afirmou que foram feitas ainda dez ações educativas em restaurantes da capital.

"Estamos atendendo as demandas de denúncias e fazendo blitz noturnas para orientar a população e os empresários e aplicar as sanções cabíveis, caso haja necessidade", informou a vigilância.

Ação conta com apoio da Polícia Militar para reforçar a orientação (Foto: divulgação / PM)

Conforme novo decreto municipal, bares e restaurantes poderão funcionar em Teresina até 0h. Os estabelecimentos deverão proporcionar uma distância mínima de dois metros entre as mesas e respeitado o distanciamento entre as pessoas.

O prefeito Dr. Pessoa (MDB) também liberou música ao vivo e som ambiente nos locais, mas sem dança e sem livre circulação de pessoas. Fica suspenso o funcionamento de casas de shows, boates e similares em espaços púbicos ou privados, em ambiente fechado ou aberto com ou sem venda de ingresso. Todas as medidas serão válidas até 21 de fevereiro.

Veja abaixo a nota da FMS na íntegra:

A Vigilância Sanitária Municipal informa que as equipes de fiscalização estão inspecionando o funcionamento dos bares, restaurantes e casas de eventos quanto ao cumprimento das regras sanitárias e obediência aos Decretos. Estamos atendendo as demandas de denúncias e fazendo blitz noturnas para orientar a população e os empresários e aplicar as sanções cabíveis, caso haja necessidade. Ontem, dia 29, foram vistoriados 16 estabelecimentos, dentre eles 8 notificados por descumprirem algumas normas. Hoje terá blitz novamente, com apoio da PM-PI. Será feito novo planejamento para intensificar a fiscalização nas próximas semanas para garantir que o novo Decreto Municipal n⁰ 20556, publicado ontem no DOM, seja respeitado.

Matéria relacionada:

Prefeito Dr. Pessoa comenta sobre decreto que flexibiliza atividades em Teresina; assista ao vídeo

Comente

Pequisar