Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados contra empresa de locação de veículos

Ação ocorre nesta quinta-feira com apoio do Tribunal de Contas do Estado

Por Karine Rocha,

A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta quinta-feira (04), em Paulistana, a Operação Liderança. Em pareceria com o Tribunal de Contas do Estado, a instituição apreendeu documentos sobre contratações supostamente irregulares mantidas entre município e a empresa Líder Transportes e Serviços. 

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão contra empresa de transporte de Paulistana (Foto: Divulgação/PC)

Na investigação, as equipes descobriram que a empresa, mesmo sem patrimônio, estrutura e capacidade técnica-operacional, foi a única vencedora de seguidas licitações com a prefeitura de Paulistana ao longo dos últimos anos, sempre com o objetivo de locar veículos para a administração pública, em especial para o transporte escolar. 

Conforme apurado, só em 2018, as contratações apresentaram indícios de sobrepreços da ordem de mais de 40%, o que apontam evidências de desvio e expropriação de recursos públicos. Em decisão judicial, foi determinado ainda,o sequestro patrimonial e a indisponibilidade de mais R$ 15 milhões da empresa investigada e de seus proprietários.

A investigação envolve aponta associação criminosa, peculato, fraude à licitação, entre outros. São cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo de Paulistana com apoio da DECCOR, GPE, GPI, Depre, Greco-Core, DRCI, Delegacia de Picos, Delegacia de Paulistana e Auditores do TCE-PI.

Operação Liderança

O título da operação faz alusão ao nome da empresa e ao fato dela ter sido a única vencedora das licitações do referido município com o objetivo de locar veículos.

Comente

Pequisar