Piauí registrou 10 mortes violentas de pessoas LGBTQIA+ em 2023
Maioria dos crimes ocorreu em Teresina e Parnaíba
O segundo boletim de dados sobre violência contra pessoas LGBTQIAPN+ no Piauí, divulgado hoje pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP), registrou 991 crimes contra essa população e 10 mortes violentas em 2023. O território Entre Rios concentra o maior número de casos. O boletim também revela que homofobia foi a principal motivação para os crimes.
As mortes violentas intencionais (MVIs) totalizaram 10, das quais 9 foram homicídios dolosos e 1 lesão corporal seguida de morte, em 4 dos casos houve uso de armas de fogo. As vítimas tinham, predominantemente, entre 40 e 49 anos e eram, majoritariamente, negras.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O boletim fornece um panorama detalhado sobre a violência contra a população LGBTQIAPN+ no Piauí. O estudo revela que, no território Entre Rios, ocorreram 6 assassinatos, enquanto a Planície Litorânea registrou 4 casos.
As mortes ocorreram principalmente em via pública, com uma concentração significativa durante a noite de sábado e na madrugada de domingo.
Em relação às motivações, a homofobia foi identificada como a principal causa, representando 73% dos casos. Outros tipos de violência relacionados, como LGBTfobia e transfobia, também foram observados. Além disso, 7,35% dos crimes ocorreram no ambiente virtual.
Fonte: Com informações da SSP/PI