Operação da PF revela esquema de fraude eleitoral em Elesbão Veloso
O principal alvo da operação é um candidato a vereador, que teria recrutado eleitores de outros municípios e inserido dados falsos no sistema do município
Policiais cumpriram três mandados judiciais de busca e apreensão no município de Elesbão Veloso, Piauí, como parte de uma investigação sobre um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral. A ação foi autorizada pela 48ª Zona Eleitoral e faz parte de uma investigação iniciada este mês. O Principal alvo da operação é um candidato à vereador.
O esquema envolvia a apresentação de comprovantes de residência falsos para transferir eleitores de outras cidades para Elesbão Veloso. O principal suspeito, que é funcionário de um órgão de prestação de serviços públicos e candidato a vereador, teria recrutado eleitores de outros municípios e inserido dados falsos no sistema, gerando certidões aparentemente verdadeiras, mas com endereços fictícios.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Até o momento, 41 eleitores foram identificados por tentarem transferir seus domicílios eleitorais de forma fraudulenta. Os pedidos foram indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. A investigação também abrange mais 85 requerimentos suspeitos.
Os envolvidos poderão responder por crimes como alistamento fraudulento, falsidade ideológica para fins eleitorais, inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa. As penas somadas podem chegar a 25 anos de reclusão.
Fonte: Com informações da Ascom PF