Bombeiros alertam riscos após infestação de caravelas-portuguesas no litoral

Somente no domingo (22), foram atendidos seis casos na praia de Atalaia

Por Redação do Portal AZ,

O Corpo de Bombeiros do Piauí está reforçando as ações de prevenção nas praias do litoral do estado, orientando os banhistas sobre o risco de queimaduras causadas por caravelas-portuguesas, que têm sido vistas em algumas regiões do litoral piauiense. Somente no domingo (22), foram atendidos seis casos na praia de Atalaia, em Luís Correia, com a maioria das vítimas sendo crianças.

Foto: SSP/PIBombeiros receberam várias vítimas de queimaduras durante o fim de semana no litoral
Bombeiros receberam várias vítimas de queimaduras durante o fim de semana no litoral

“Estamos realizando esse trabalho aqui na praia de Atalaia, e a maioria dos atendimentos de pessoas que sofreram essas lesões são crianças. Nossa orientação, neste momento, é que os pais e banhistas em geral evitem o banho de mar nos próximos dias, ou que evitem as áreas de infestação por esses animais, até que a situação esteja controlada”, afirmou a soldado Tamires Dourado, do Corpo de Bombeiros Militar.

O coronel Christian, comandante da unidade do CBMEPI em Parnaíba, informou também que uma reunião será realizada nos próximos dias entre o Corpo de Bombeiros e os barraqueiros locais para intensificar a conscientização sobre os perigos das caravelas-portuguesas.

“Orientamos que em caso de lesões por queimaduras das caravelas-portuguesas, procurem imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros, ou o hospital mais próximo. Os banhistas devem evitar colocar água doce sob as lesões, tocar ou esfregar. Um cuidado imediato para aliviar o ardor pode ser colocar solução de vinagre sobre a lesão até encontrar uma unidade de saúde mais próxima”, completou a soldado Tamires Dourado.

O que são caravelas-portuguesas?

Foto: ReproduçãoCaravela-portuguesa
Caravela-portuguesa

As caravelas-portuguesas (Physalia physalis) são organismos marinhos que se parecem com águas-vivas, mas são formadas por uma colônia de pequenos animais. Elas possuem tentáculos longos e cheios de células urticantes, que liberam toxinas ao entrar em contato com a pele humana, causando queimaduras dolorosas.
Embora raramente sejam fatais, as queimaduras podem ser muito incômodas e necessitar de cuidados médicos. Durante períodos de infestação, como o que está ocorrendo no litoral do Piauí, é altamente recomendado evitar o banho de mar nas áreas afetadas para prevenir acidentes.

Fonte: Com informações do Corpo de Bombeiros

Comente

Pequisar