TRE inicia mutirão para recadastramento biométrico no sul do Piauí

O eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) inicia, nesta segunda-feira (17), o recadastramento biométrico para 44 municípios do Piauí da região sul e extremo sul.  Os eleitores dessas cidades devem comparecer ao cartório eleitoral ou ao posto de atendimento para realizarem o recadastramento biométrico.

De acordo com o desembargador Valério Chaves, coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral,  a meta é atingir pelos menos 85% do eleitorado piauiense.

Desembargador Valério Chaves
Desembargador Valério Chaves

“O recadastramento biométrico foi dividido em três etapas e a meta do TRE é atingir pelo menos 85% dos eleitores. A primeira etapa corresponde aos municípios do norte do Estado e médio Parnaíba. Já a segunda etapa começa hoje, no qual 44 municípios do sul do Piauí iniciam o recadastramento biométrico”, explica o desembargador.

O recadastramento eleitoral biométrico é realizado para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. “A vantagem do voto biométrico é a segurança, pois é através dela que se torna quase impossível a fraude eleitoral”, afirma Valério Chaves.

Juízes Eleitorais do sul do Estado, como o Dr. Luiz de Moura Correia, que responde interinamente pela 79ª Zona Eleitoral, estão se reunindo com autoridades locais tendo em vista a mobilização  de eleitores para o recadastramento biométrico. 

"É importante a participação de todos na mobilização dos cidadãos de Caracol e Guaribas para procurarem imediatamente o cartório para realizarem o recadastramento biométrico. Temos que unir forças para dar um atendimento célere, cômodo e digno aos eleitores. Sabemos que a biometria é fundamental para termos eleições cada vez mais limpas”, destacou o magistrado.

Para realizar o recadastramento biométrico o eleitor deve levar o título eleitoral, os originais e cópias de documento de identidade com foto e do comprovante de endereço.

O eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado, o que implicará em diversos impedimentos tais como nomeação em concurso público, retirada de passaporte ou carteira de identidade, dentre outros.


Municípios que devem realizar recadastramento 

São João do Piauí

Campo Alegre do Fidalgo

João Costa

Pedro Laurentino

Lagoa do Barro do Piauí

Capitão Gervásio Oliveira

Nova Santa Rita

Santa Filomena

Jerumenha

Canavieira

Parnaguá

Riacho Frio

Bertolínia

Sebastião Leal

Gilbués

São Gonçalo do Gurgueia

Barreiras do Piauí

Ribeiro Gonçalves

Baixa Grande do Ribeiro

Guadalupe

Curimatá

Júlio Borges

Cristino Castro

Palmeira do Piauí

Alvorada do Gurgueia

Santa Luz

Nazaré do Piauí

São José do Peixe

Cristalândia do Piauí

Itaueira

Flores do Piauí

Rio Grande do Piauí

Pavussu

Socorro do Piauí

Ribeira do Piauí

Caracol

Guaribas

Paes Landim

Marcos Parente

Avelino Lopes

Morro Cabeça no Tempo

Eliseu Martins

Colônia do Gurgueia

Monte Alegre

Mais lidas nesse momento