Brasil e Argentina estreitam parcerias para o desenvolvimento do setor agropecuário

Dois países aprovaram modelos de certificados para a exportação de produtos

Por Ministério da Agricultura,

O Brasil e a Argentina firmaram nesta semana acordos que fortalecem parcerias dentro do setor agropecuário. Entre os temas firmados está a aprovação pelo país vizinho do modelo de Certificado Sanitário Internacional (SCI) para exportação de carne de rã do Brasil para a Argentina. Durante reunião entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), também foi aprovado o modelo de Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) para exportação de sêmen suíno do brasileiro.

Brasil e Argentina estreitam parcerias para o desenvolvimento do setor agropecuário (Foto: Ministério da Agricultura)

O governo brasileiro aprovou ainda o modelo de CZI proposto pelos argentinos para a importação de bovinos reprodutores da Argentina. Os dois países reiteraram a disposição de trabalhar conjuntamente, de forma estreita e coordenada, tanto no âmbito bilateral quanto nos foros regionais e multilaterais.

Ficou acordado também que, até o dia 10 de junho, será enviada uma missão do Brasil para a Argentina para realizar auditorias de manutenção para carne bovina, lácteos e pescado. O país vizinho deverá também enviar uma missão para o Brasil para auditar produtos cárneos bovinos e fazer visita in loco sobre compartimentação na área de aves e sobre escaravelho das colmeias.

Comente

Pequisar