Centrão emplaca Arnaldo Medeiros na Secretaria de Vigilância em Saúde

Ele foi indicado pelo líder do PL na Câmara, Wellington Roberto (PB)

Por Poder 360,

O governo federal decidiu quem ficará à frente da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Será Arnaldo Correia de Medeiros.

Centrão emplaca Arnaldo Medeiros na Secretaria de Vigilância em Saúde (Foto:Hospital Universitário Lauro Wanderley)

Ele foi indicado pelo líder do PL na Câmara, Wellington Roberto (PB). O partido tem como principal cacique o ex-deputado Valdemar Costa Neto.

A legenda faz parte do Centrão, grupo de partidos que integrou os governos do PT e agora adere ao de Jair Bolsonaro. É a 11ª indicação do Centrão desde que o presidente se aproximou do grupo.

Medeiros é professor da Universidade Federal da Paraíba. Leia o currículo. Eis o histórico acadêmico do próximo secretário:

1986 – graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba;
1989 – mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais;
1995 – doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1995).

Ele também tem no currículo passagem pela Imperial Cancer Research Foundation, no Reino Unido e pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A secretaria de Vigilância em Saúde é a responsável por acompanhar a disseminação do coronavírus no país e pelas ações de prevenção.

O cargo é ocupado temporariamente por Eduardo Macário. O último titular no posto foi Wanderson Oliveira, que deixou o posto em 15 de abril.

A decisão de nomear Arnaldo Correia de Medeiros foi tomada na 2ª feira (1º.jun.2020) no fim do dia. A equipe do ministro interino, general Eduardo Pazuello, entrevistou Medeiros. A nomeação ainda não foi publicada.

Pazuello é interino, mas o presidente já sinalizou que ele deve ficar no cargo por algum tempo.

Antes dele, no governo Bolsonaro, comandaram a pasta Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

O QUE É O CENTRÃO
O nome “Centrão” se notabilizou em 1988, quando deputados e senadores se juntaram para aprovar medidas durante a vigência do Congresso constituinte. O grupo era formado por legendas sem forte conotação ideológica e dadas ao “fisiologismo” –outra expressão cunhada à época para se referir à exigência dos partidos por fazerem indicações para cargos na administração pública.

Atualmente, são considerados do grupo os partidos que não estão alinhados nem à oposição nem ao governo e que têm hoje protagonismo nas votações do Congresso, entre eles PP, PL e Solidariedade.

Comente

Pequisar