Ministro do TCU cobra Ministério da Saúde por falta de oxigênio no Amazonas

O Amazonas tem enfrentado crise na saúde pública por causa do aumento de internações de pacientes com covid-19

Por Poder 360,

O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Benjamin Zymler mandou a área técnica do Tribunal pedir esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre a falta de oxigênio nos hospitais do Amazonas.

Ministro do TCU cobra Ministério da Saúde por falta de oxigênio no Amazonas (Foto:Alex Pazuello/Semcom)

A decisão foi tomada na 2ª feira (18.jan.2021) e lida por Zymler nessa 4ª feira (20.jan.2021), no plenário de TCU. O ministro também requisitou dados sobre as medidas adotadas para aumentar o fornecimento de oxigênio e resolver o colapso na saúde do Estado.

O Amazonas tem enfrentado crise na saúde pública por causa do aumento de internações de pacientes com covid-19. A situação do sistema de saúde amazonense se agravou na 5ª feira passada (14.jan.2021), quando o estoque de oxigênio acabou em vários hospitais de Manaus.

Zymler ainda cobrou do Ministério da Saúde informações sobre a destinação de recursos públicos para a compra e manutenção do abastecimento de insumos. Pediu também informações da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) sobre a situação do estoque no Hospital Universitário Getúlio Vargas, de Manaus.

Durante a sessão desta 4ª feira (20.jan.2021), Zymler ressaltou que o TCU apontou a necessidade de ações no Estado desde outubro, e que o Ministério da Saúde tem responsabilidade pelo gerenciamento do sistema.

“A União, e consequentemente o Ministério da Saúde, possui responsabilidade pela coordenação e supervisão do sistema de saúde de média e alta complexidade”, afirmou Zymler.

Nesta 4ª feira (20.jan.2021), o número de infectados pelo coronavírus no Estado chegou a 238.980, e o número de mortos saltou para 6.598.

A crise fez com que hospitais transferissem 130 pacientes para outros Estados e para o Distrito Federal.

Na noite de 3ª feira (19.jan.2021), caminhões com 100.000 metros cúbicos de oxigênio enviados pelo governo da Venezuela chegaram a Manaus.

Comente

Pequisar