MP de São Paulo mostra que empresária foi enganada ao postar elogios a Wellington Dias

Influenciadores digitais teriam sido pagos para fazerem elogios a candidatos petistas

Por Redação do Portal AZ com informações da Folha de São Paulo,

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito onde a empresária Joyce Moreira Falete afirma ter sido enganada nos contratos para falar bem de políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) no Twitter durante a campanha eleitoral, entre eles, o governador do Piauí, Welligton Dias.

Governador Wellington Dias (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

Esses fatos foram denunciados no Portal AZ no mês de agosto quando vários twitteiros passaram a fazer elogios a Wellington Dias sem saber sequer onde ficava o Piauí e ao menos o conheciam. Uma hashtag para divulgar o ex-presidente Lula chegou a ter mais de dez milhões de visualizações. 

Em entrevista à Folha de São Paulo, a empresária ressaltou que foi contratada pela empresa Fórmula em julho para desenvolver um sistema que captasse influenciadores digitais progressistas, mas que ao fim do contrato houve um desvio no serviço, no qual deveriam passar a serem feitos elogios a Wellington Dias, Gleisi Hoffmann (Paraná) e Luiz Marinho (São Paulo) através de publicações em perfis de esquerda. 

Publicação elogiando o governador Wellington Dias feita em agosto desse ano (Foto: reprodução/twitter)

À Folha de São Paulo, Joyce afirmou que informou ao Ministério Público que as publicações na rede social variavam entre R$ 1.500 a R$ 6.000. Ela destacou que seus serviços não tinham a ver com a demanda repassada pelo deputado Miguel Corrêa (PT-MG) que negou ter utilizado de técnicas ilegais de propagandas para campanhas. 

Ainda segundo a Folha de São Paulo, a empresária vai mover uma ação por danos morais. A empresa Lajoy, da qual Joyce é proprietária, chegou a ter seu sigilo fiscal interrompido e a ser alvo de investigação judicial eleitoral. 

Entenda o caso

No dia 26 de agosto, foi travada uma batalha verbal entre internautas, no Twitter, tendo o governador Wellington Dias como o alvo da polêmica.

Outra postagem que fala sobre a gestão de Wellington no Piauí (Foto: reprodução/twitter)

Eram tuiteiros de varias partes do país, que supostamente não devem nem saber onde fica o Piauí, que foram contratados para fazer elogios à gestão do governo e chegam a recomendar voto para o mesmo Wellington dias. Clique aqui e veja as publicações.

Ao Portal AZ, a assessoria do governador Wellington Dias declarou que “não são pessoas contratadas pela campanha. As postagens são espontâneas. Há pessoas que gostam do trabalho do governador e que o seguem nas redes sociais há um bom tempo. Em momentos como este, muitas vezes eles se unem para defender aquilo que acreditam”. 

Comente

Pequisar